10° Domingo do Tempo Comum

“No Senhor toda graça e redenção” (Sl 129/130)

 

Celebramos neste domingo, o décimo deste tempo comum, após termos celebrado as três solenidades que marcam este tempo que são: Santíssima Trindade, Corpus Christi e Sagrado Coração de Jesus, que celebramos na última sexta-feira. Continuamos a celebrar o tempo comum até a trigésima quarta semana, acompanhando Jesus, anunciando o Reino de Deus, e somos convidados a fazer o mesmo sempre.

Intensifiquemos as nossas orações por todo o clero e pelas vocações sacerdotais e religiosas ao longo desse mês de junho. Estamos num mês especial para a Igreja, que é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. Peçamos ao Sagrado Coração de Jesus que todos os sacerdotes sejam santos à semelhança de seu Sagrado Coração. No Dia do Sagrado Coração de Jesus vivemos o Dia Mundial de Orações pela Santificação dos Sacerdotes.

No Evangelho deste domingo, acusam Jesus de expulsar demônios em nome de Belzebu, príncipe dos demônios, mas Jesus afirma, que em nome de Deus, Ele expulsa demônios, até porque o demônio não pode expulsar a si mesmo. Todos nós podemos expulsar aquilo de mal que está perto de nós, basta ter fé, acreditar em Deus e naquilo que está fazendo. Em nome de Deus podemos afastar tudo o que é mal das nossas vidas. Nessa Eucaristia, peçamos ao Senhor que afaste tudo o que é mal e possamos sempre trilhar o caminho do bem.

Que possamos reconhecer a ação de Deus em nossa vida e em nossa história, peçamos em cada eucaristia que o Senhor aumente a nossa fé e a nossa confiança n’Ele. Iluminados e enviados pelo Espírito Santo, sejamos discípulos e missionários do Senhor.

A primeira leitura deste domingo é do livro do Gênesis (Gn 3,9-15). Esse trecho do livro do Gênesis retrata como entrou o mal no mundo. Adão e Eva estavam nus e conseguiam se ver sem pudor, ou seja, sem ter vergonha um do outro. A maldade entra no mundo a partir do momento em que Adão e Eva comem do fruto do conhecimento do bem e do mal, desobedecendo ao Senhor.

Infelizmente, como acontece até aos dias de hoje quando alguém comete algo errado, sempre acaba jogando a culpa no outro. Portanto, nesse momento entrou a “maldade” no mundo, tanto que Adão e Eva não podiam mais se ver nus, ambos tinham vergonha um do outro. O pecado somente seria redimido com a morte de Jesus na cruz. Inclusive carregamos a mancha do pecado original conosco que é redimido no batismo.

O Salmo responsorial é o 129 (130), que diz em seu refrão: “No Senhor toda graça e redenção”, de fato como diz o refrão desse salmo, o Senhor é redenção e está sempre pronto a perdoar os nossos pecados, do mesmo modo que o Pai do filho pródigo acolheu o seu filho de volta quando ele voltou para casa, assim Deus sempre espera o nosso retorno.

A segunda leitura desta missa é da segunda carta de São Paulo aos Coríntios (2Cor 4,13-18-5,1). Irmãos e irmãs, o espírito de Cristo Ressuscitado habita em nós, a partir do batismo fomos resgatados do pecado e nos tornamos templos vivos do Espírito Santo. Inclusive somos chamados a viver a nossa vida segundo a voz do Espírito Santo que habita em nós, e não segundo a carne.

É por obra do Espírito Santo que habita em nós que cremos que Jesus Cristo ressuscitou dos mortos e que do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós igualmente ressuscitaremos. Nós não precisamos ver para crer que Jesus ressuscitou, é o Espírito Santo mediante a fé que nos atesta isso. Esse mundo é passageiro, estamos aqui de passagem até adentrarmos na morada eterna.

O evangelho da missa deste domingo é de Marcos (Mc 3,20-35). Esse trecho do evangelho de Marcos nos mostra quando Jesus volta para casa com os seus discípulos e havia uma multidão numerosa na casa que não havia espaço para mais ninguém. Algumas pessoas pertencentes à tribo de Jesus, no Evangelho denominados como parentes, queriam agarrá-Lo, pois achavam que Ele estava fora de si.

Os mestres da lei diziam que Jesus estava possuído por Belzebu, e que era por meio de Belzebu que Ele expulsava os demônios. Jesus responde dizendo que um reino não se divide por si mesmo, e não tem como Satanás expulsar ele mesmo, mas é pelo dedo de Deus que Ele realiza tais milagres. Somente Deus tem o poder de expulsar demônios.

A principal “arma” para destruir o mal e o demônio é a oração, somente com muita oração e pedindo à luz do Espírito Santo é possível destruir o mal. Muitas vezes, a causa de as coisas não saírem como queremos em nossa vida é a falta da oração. O batismo apaga uma multidão de pecados, e somos convidados a viver segundo a luz do Espírito Santo.

Muitas vezes, algumas coisas que acontecem na vida, principalmente algo que não gostaríamos que acontecesse, é porque deixamos de rezar, e quando deixamos de rezar permitimos que o mal entre na nossa vida. Portanto, intensifiquemos nossa vida de oração para que o mal se afaste de nossa vida e de nossa família.

Por fim, Jesus diz que quem são a sua mãe e irmãos, são todos aqueles que escutam a Palavra de Deus e a colocam em prática no dia a dia. Meus irmãos, tenhamos o privilégio de ser chamados de mãe e irmãos do Senhor colocando no dia a dia a sua Palavra. Amém.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias