Outubro – Mês Missionário e do Rosário

O mês de outubro é um mês especial para a Igreja, pois é o mês do Rosário e das missões. É o mês do Rosário porque no dia 7 de outubro celebramos Nossa Senhora do Rosário e das missões porque no dia 1º de outubro celebramos Santa Teresinha do Menino Jesus, que é padroeira das missões. Também no penúltimo domingo do mês comemoramos o Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária, quando temos a Coleta Mundial pelas Missões. Por isso, ao longo desse mês somos convidados a rezar o terço todos os dias e rezar de modo especial pela Igreja e por sua missão. Iniciamos o mês com a Semana Nacional da Vida, que culmina no dia 8 como Dia do Nascituro.

A Igreja recomenda que os fiéis rezem o terço sempre, e o Papa Leão XIII assim o pediu neste ano e indicou uma data especial para ser rezado em Roma – dia 11 de outubro. Temos oportunidade ao menos duas vezes ao ano de impulsionar a oração do terço, ou seja, em maio, que é o mês mariano, e em outubro, que é o mês do Rosário. É claro que devemos rezar todos os dias do ano, mas em especial nesses dois meses. Em nossa arquidiocese teremos o terço mariano em todos os vicariatos durante este mês. Além das motivações que já dissemos acima, nesse mês do Rosário e das missões celebramos Nossa Senhora Aparecida no dia 12, que neste ano coincide com o segundo domingo de outubro, que é também o dia do Círio de Nazaré no Norte do Brasil. Somos convidados a nos preparar para o dia da festa da padroeira do Brasil rezando a novena em preparação à festa e o santo terço.

No dia 12 comemoramos também os 94 anos que o nosso predecessor, o Cardeal Leme, inaugurou a estátua do Cristo Redentor, construída e conservada pela Igreja Católica no topo do Corcovado em área cedida para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. Hoje é um Santuário Arquidiocesano declarado pelo nosso predecessor, Dom Eusébio Oscar Scheid.

Ao longo do ano litúrgico a Igreja apresenta algumas celebrações especiais em alguns meses para motivar a vida dos fiéis. Além das celebrações próprias do ano litúrgico, como, por exemplo, Advento, Natal, Quaresma e Páscoa, a Igreja celebra em maio o mês mariano, em junho recorda os santos juninos e o Sagrado Coração de Jesus, em agosto o mês vocacional, em setembro o mês da Bíblia, e agora em outubro o mês do Rosário e das missões.

A missão se faz com o terço na mão, o Espírito Santo é o protagonista da missão e Nossa Senhora está conosco, pois, quando Jesus ressuscitado aparece e envia os apóstolos em missão, Nossa Senhora estava junto com eles. Portanto, ao longo desse mês procuremos fazer a nossa missão. Não precisa ser necessariamente em grupo ou com a comunidade paroquial, mas cada um de nós pode ser missionário levando a Palavra de Deus a quem mais precisa: pode ser o nosso vizinho, colegas de trabalho, parentes ou amigos. E além da missão, rezemos o terço para que Nossa Senhora vá à nossa frente. Teremos a missão popular na comunidade Santa Marta e também impulsionamos para as missões através da capilaridade dos Círculos Bíblicos, formando grupos de reflexão em toda a arquidiocese.

Algumas paróquias promovem ao longo do mês de outubro as missões populares, ou seja, convidam os paroquianos a se reunirem num final de semana e irem de casa em casa, de dois a dois, a exemplo dos discípulos, para anunciarem a Palavra de Deus e falar sobre as atividades da paróquia. Normalmente, as paróquias promovem essa atividade missionária no final de semana dedicado às missões, em 19 de outubro. Normalmente a atividade missionária termina com a celebração da Santa Missa, na tarde do domingo, onde os missionários convidam as pessoas visitadas a irem participar.

É claro que a missão deve ser permanente e não ficar somente em um final de semana ou ao longo do mês de outubro. Conforme dissemos, somos missionários por excelência e nos tornamos discípulos e missionários de Jesus desde o nosso batismo. Portanto, a missão no mês de outubro deve ser a motivação inicial para que essa missão continue e não acabe. Devemos ir atrás, sobretudo, daqueles batizados que não frequentam mais a Igreja por algum motivo. Temos que ser uma Igreja em saída e levar o amor de Deus aos outros.

Neste ano comemoramos o 90º Dia Mundial das Missões e o tema escolhido e escrito pelo saudoso Papa Francisco é: “Missionários da esperança entre os povos”. O mês e a novena missionários no Brasil, além desse tema, têm o lema: “A esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Estamos no Ano Jubilar da Esperança e Arquidiocesano! Que em nossa missão possamos levar o amor e a misericórdia de Deus para as pessoas. Alegrar os que se encontram tristes, levar esperança para quem está sem esperança e, sobretudo, levar um pouco de fé para aqueles que estão descrentes. No dia 4 de outubro iremos concluir o nosso II Sínodo Arquidiocesano, que tem como tema a missão permanente. Que o Espírito Santo nos ilumine e nos guie na missão e que aqueles que se encontram afastados da Igreja ouçam o chamado do Senhor e voltem para a Igreja.

Meus irmãos, o lema desse mês missionário é: “Missionários da esperança entre os povos”. Esse tema tem como inspiração o Ano Jubilar da Esperança, conforme dissemos acima. Quem prepara as atividades do mês missionário são as Pontifícias Obras Missionárias (POM), que têm a missão de promover a ação missionária em toda a Igreja. Cada um de nós, como missionários, somos chamados a levar a esperança às pessoas e encorajar aqueles que estão desanimados. Através da nossa ação missionária podemos trazer de volta para o seio da Igreja aqueles irmãos batizados que estão afastados. Conforme Jesus dizia, temos que ir atrás das ovelhas perdidas da casa de Israel; essas ovelhas perdidas são aquelas pessoas que se encontram afastadas da Igreja.

O ponto alto da ação missionária deste ano será no final de semana entre os dias 18 e 19 de outubro, quando, no dia 19, celebra-se o “Dia Mundial das Missões”. Acontece também nesse final de semana a “coleta missionária”, ou seja, nas celebrações desse final de semana as coletas arrecadadas nas missas serão destinadas às “Pontifícias Obras Missionárias” (POM). A POM destinará o dinheiro para onde for necessário, sobretudo nos locais mais longínquos e mais pobres, que precisam de muitos recursos, em mais de 1.050 dioceses.

A Campanha Missionária é realizada desde 1972, sempre no mês de outubro. Colaboram nessa ação a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e outros organismos que compõem o Conselho Missionário Nacional (Comina).

Façamos neste mês de outubro alguma experiência missionária, levando uma mensagem de fé e esperança a todos aqueles que necessitam. Pode ser até em nossa casa, reunindo a família ou vizinhos e partilhando a Palavra. Com esse gesto, já seremos missionários.

Peçamos ainda a proteção da Virgem Maria, a mãe de Jesus e primeira discípula, pois o mês de outubro também é o mês do Rosário e no dia 12 celebramos Nossa Senhora Aparecida. Que Nossa Senhora, que é a missionária por excelência, nos ajude.

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias