Cristo Redentor comemora 94 anos e ganha data oficial no calendário do Rio

Cristo Redentor: símbolo de amor de bênçãos sobre o Rio e o mundo, celebra 94 anos de história, fé, esperança e ações solidárias

 

No alto do Corcovado, o monumento símbolo do Brasil e cartão-postal do Rio de Janeiro completou mais um ano: são 94 anos de história, fé e pertencimento, celebrados no dia 12 de outubro. Para marcar a data, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor organizou uma agenda que se estende até o fim de outubro.

A data de sua inauguração oficial, em 1931, pelo Cardeal Sebastião Leme da Silveira Cintra, coincide com a Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e com o Dia das Crianças, enriquecendo ainda mais a comemoração. As celebrações, promovidas pelo Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor em parceria com o Consórcio Cristo Sustentável e outras instituições, reuniram momentos religiosos, lançamento de novas parcerias, ações sociais e iniciativas voltadas à conscientização ambiental.

O dia começou com a apresentação pocket de pré-estreia do espetáculo musical “Saltimbancos Trapalhões in Concert”, às 7h, celebrando o aniversário do Cristo Redentor e o Dia das Crianças. No elenco, nomes como os das atrizes e cantoras Lucinha Lins e Malu Rodrigues e do Grupo DRM, formado por crianças e jovens de 8 a 16 anos de idade cheios de talento, que cantam, dançam e representam. O espetáculo, assinado por Möeller & Botelho, conta ainda com direção musical do maestro Leonardo Randolfo.

Em janeiro de 2026, quando o musical entrará em cartaz, crianças atendidas pelos projetos sociais apoiados pelo Consórcio Cristo Sustentável terão a oportunidade de assistir gratuitamente ao musical.

Entre as ações, destacou-se a campanha “Clássico é brincar”, que arrecadou brinquedos e livros para crianças em situação de vulnerabilidade.

Às 8h, foi realizada a Santa Missa em ação de graças pelos 94 anos do Cristo Redentor e em honra a Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar, e transmitida ao vivo pela TV Brasil. O ator e comediante Renato Aragão fez a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.

 

 

Logo após, foram apresentados os novos Embaixadores do Cristo Redentor para a Cultura e o Turismo, o ator e comediante Renato Aragão, o eterno Didi, e o empresário italiano Danilo Maíra.

“Ontem quase não dormi de noite para chegar aqui. Estou muito feliz e emocionado. Toda vez que venho aqui, lembro de quando fui lá em cima, nos braços do Cristo Redentor, e conversei com Ele. Ainda pretendo vir muitas outras vezes”, disse Renato Aragão.

Um dos momentos mais significativos foi a instituição do Dia do Cristo Redentor no calendário oficial da cidade, pela Lei nº 8.987, sancionada em julho de 2025. A medida reconhece a importância do monumento para o patrimônio histórico, espiritual e cultural do Rio de Janeiro e marca o início oficial da celebração.

“A gente tem mais uma data no calendário oficial da cidade: o dia 12 de outubro, como o dia oficial do Cristo Redentor. Então, mais do que nunca, podemos celebrar o Cristo Redentor, a partir do Rio para o mundo, comunicando as coisas boas que temos”, disse padre Omar Raposo, reitor do Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

Após a celebração eucarística, houve os parabéns ao Cristo Redentor, organizado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca), com a distribuição do bolo comemorativo. Um dos homenageados pela Sarca foi o jornalista Ancelmo Gois, colunista diário do jornal O Globo

Visitantes também compartilharam a emoção de participar do aniversário de um dos maiores símbolos do país. Muitos contaram que retornar ao monumento em uma data tão especial foi uma experiência marcante, unindo fé, gratidão e o orgulho de fazer parte da história do Cristo Redentor.

“Vim aqui há muitos anos, mas voltar hoje, no aniversário de 94 anos do Cristo, está sendo incrível. Já me emocionei e agora vou assistir à missa. Estou levando muita esperança e muita paz, o que a gente deseja para todo o nosso Rio de Janeiro e para o Brasil”, disse a empreendedora e influenciadora Amanda Alves.

Ao completar 94 anos, o Cristo Redentor reafirmou seu significado como símbolo de acolhimento e esperança. Inaugurado em 12 de outubro de 1931, o Cristo se tornou um dos maiores símbolos do Brasil e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Desde 2006, é reconhecido como Santuário Arquidiocesano, que reúne diariamente fiéis e visitantes em busca de contemplação, oração e paz.

 

Beatriz Leão

Fotos: Juliana Abrantes e Guilherme Silva – Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor 

Categorias
Categorias