Na terça-feira, 2 de dezembro, data em que se celebra mundialmente o Dia de Doar, o Consórcio Cristo Sustentável apresentou ao Brasil o novo programa “Amigos do Redentor”, uma iniciativa que permite que qualquer pessoa ou empresa contribua mensalmente para manter e ampliar os projetos sociais ligados ao Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor. A proposta busca criar uma corrente contínua de solidariedade, garantindo apoio permanente para quem mais precisa.
O Consórcio Cristo Sustentável reúne o Santuário Cristo Redentor, a Obra Social O Sol e o Instituto Redemptor, com o objetivo de desenvolver projetos sociais em três eixos: cidadania, meio ambiente e empregabilidade.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, destacou: “O que estamos fazendo aqui? Integrando aquilo que Nosso Senhor pregou, viveu, estabeleceu com muita convicção e com muito amor aquilo que é proposta metodológica, onde os países são signatários na Agenda 2030, no Pacto Global.”
O secretário-executivo do Instituto Redemptor, Marcos Felipe, explicou a motivação do novo modelo de contribuição: “Meses a gente arrecadava mais, meses a gente arrecadava menos. Então sentimos a necessidade de criar o Amigo do Redentor, seja pessoa física ou jurídica, a pessoa que coopera todo mês a partir de R$ 30.”
A iniciativa no contexto do Dia de Doar
O lançamento do projeto se uniu à campanha nacional de doação, movimento estimulado pelo Instituto Phi, organização não governamental que incentiva ações de filantropia em todo o Brasil. A entidade promove iluminações em edifícios e monumentos de diferentes cidades. Um dos 14 pontos iluminados na cor laranja foi o Cristo Redentor, em homenagem ao Dia de Doar, movimento que estimula a generosidade e fortalece a cultura de doação no país.
A fundadora do Instituto Phi, Luisa Serpa, explicou o simbolismo da data: “Vem depois da Black Friday exatamente porque a gente tem um consumo enorme numa data específica. E aí vem o contraponto da gente pensar em solidariedade, em generosidade, e o Dia de Doar vem para chamar atenção para isso.”
Parcerias ampliam o alcance social
Durante o evento foi anunciado que o Consórcio Cristo Sustentável passa a integrar o aplicativo Doei, do Instituto Phi, plataforma que conecta a população a causas sociais e permite acompanhar o impacto de cada contribuição.
O programa também conta com a participação do Instituto Carnaval 360, projeto ligado à escola de samba Acadêmicos do Salgueiro, que oferece tratamentos de saúde a laser para a comunidade.
O coordenador do instituto, Fernando Costa Neto, explicou: “Agora a gente montou uma clínica fixa para ter esse atendimento contínuo, não ser só realizado em mutirões. Vamos estar com atendimento todos os dias, com clínica ginecológica, odontológica e dermatológica para atender toda a comunidade com laser Fotona. E também queremos atender todas as regiões que o consórcio atende.”
O fundador do projeto, Ricardo Blaustein, acrescentou: “A ideia é que o carnaval seja diferente, que além de alegria seja 360 dias por ano, e inclua educação, saúde e possa levar esse conceito fora do Brasil.”
Impacto direto nas populações mais vulneráveis
As doações mensais ajudam a apoiar famílias em vulnerabilidade social, a população em situação de rua, crianças, mulheres em busca de autonomia e jovens em formação profissional. O programa também presta suporte às comunidades atingidas por enchentes e desastres ambientais.
A presidente da Obra Social Leste Um (O Sol), Silvia Gonzaga, apresentada durante o evento como a nova dirigente da instituição e também coordenadora de projetos sociais do consórcio, enfatizou:
“Nós temos filas de espera de atendimento e sempre estamos cercados da certeza de que vamos conseguir atender as pessoas que precisam de nós. Ter doações significa ter capacidade de atendimento.”
Como participar
Quem desejar fazer parte do programa Amigos do Redentor pode acessar:
institutoredemptor.colabore.org/amigosdoredentor
Ana Carla Machado