A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, localizada em Bonsucesso, celebrará um importante marco de sua caminhada evangelizadora: os 60 anos de sua criação canônica. Para comemorar a data, será celebrada uma Santa Missa em ação de graças no domingo, 21 de junho de 2026, às 10h30, presidida pelo arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.
A celebração acontecerá na igreja matriz, situada na Rua Olga, 21, em Bonsucesso, e reunirá os paroquianos para agradecer a Deus pelas graças derramadas ao longo de seis décadas de serviço à Igreja e à comunidade local.
A iniciativa acontece por convite do pároco, padre Anderson Batista Monteiro, e do vigário paroquial, padre Rawy Chagas Ramos, que convidam toda a comunidade para participar deste momento especial de fé, memória e gratidão.
A história da paróquia remonta ao dia 24 de junho de 1966, quando foi oficialmente criada pelo então arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Jaime de Barros Câmara. Desde então, a comunidade tornou-se uma importante referência religiosa na região de Bonsucesso, desempenhando papel fundamental na evangelização, na promoção da vida comunitária e no atendimento espiritual dos fiéis.
Ao longo desses 60 anos, a paróquia consolidou-se como um espaço de acolhimento, oração e formação cristã, acompanhando gerações de famílias e testemunhando momentos marcantes da vida da Igreja e da sociedade carioca. Sua trajetória é marcada pelo empenho de sacerdotes, religiosos e leigos que contribuíram para fortalecer a missão evangelizadora e o compromisso com o anúncio do Evangelho.
Mais do que recordar uma data histórica, a celebração jubilar será uma oportunidade para reconhecer a ação de Deus na vida da comunidade e renovar o compromisso missionário para os desafios do presente e do futuro. O jubileu convida os fiéis a fazer memória agradecida do caminho percorrido, valorizando o legado construído ao longo dos anos e fortalecendo a esperança para os próximos capítulos dessa história.
*******
Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em Bonsucesso
A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma conserva esta denominação em razão da existência do antigo Porto de Inhaúma, localizado nas redondezas. A igreja tem sua origem na fundação da Irmandade de Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, em maio de 1895, por iniciativa de alguns devotos católicos. O primeiro templo, situado em um terreno no alto da Rua Olga, doado por Adriano Rocha Costa e sua esposa, foi inaugurado em 25 de março de 1898. A imagem de Nossa Senhora, vinda da Europa e associada ao nome do bairro, foi desembarcada no antigo Porto de Inhaúma e conduzida em procissão solene pelos fiéis até a igreja.
Com o desenvolvimento do subúrbio carioca, em meados do século XX, a antiga capela tornou-se uma importante referência religiosa para a região. Em 24 de junho de 1966, o Cardeal Jaime de Barros Câmara, então arcebispo do Rio de Janeiro, elevou a capela à categoria de igreja matriz e criou a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, tendo como primeiro pároco o padre Miguel Pietrangelo.
Em 1972, o antigo templo foi demolido, dando lugar às obras da nova matriz, que permanece até os dias atuais.
Em 2015, por ocasião da comemoração do jubileu de ouro da paróquia, foi realizada uma ampla reforma na fachada e no interior da igreja. No dia 26 de junho de 2016, em missa solene presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, ocorreu a dedicação do templo e do altar.
Atualmente, a paróquia compreende o território do bairro de Bonsucesso delimitado pela linha ferroviária e pela Avenida Brasil, da Rua da Proclamação até o encontro do Rio Faria-Timbó com o Rio Jacaré, nas proximidades da Fiocruz. Nesse território, a paróquia conta com as seguintes igrejas: Igreja Matriz Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, Igreja São José, no Amorim, Igreja São Tomé, Igreja Cristo Redentor e Capela Nossa Senhora das Graças, no Hospital Federal de Bonsucesso. Também fizeram parte da paróquia a Capela São Miguel e a Capela São Jerônimo, que, em 2017, passaram a integrar a recém-criada Paróquia São Miguel no Mandela.
Igreja Cristo Redentor, em Bonsucesso
A Igreja Cristo Redentor tem sua origem ligada à inauguração do Instituto Profissional Getúlio Vargas, em 1939. O instituto era uma extensão do Abrigo Cristo Redentor, fundado em 1936 por Rafael Levi Miranda, conhecido como apóstolo da assistência social no Brasil.
Localizado na Rua Leopoldo Bulhões, nº 1816, onde anteriormente ficava a Chácara Gassier, o Instituto Profissional Getúlio Vargas dedicava-se à formação profissional de menores abandonados, com idades entre 12 e 18 anos. Os alunos eram preparados em diversas oficinas, entre elas: marcenaria, alfaiataria, datilografia, enfermaria, tecelagem, construção civil, sapataria, barbearia, mecânica, padaria, horta e vimearia.
Antes mesmo da inauguração da igreja, os frades franciscanos vindos da Alemanha já prestavam assistência religiosa à instituição. Em 1963, a igreja foi elevada à condição de matriz paroquial. Nos anos 1960, o instituto perdeu parte significativa de seu território em razão da abertura do viaduto que liga a Avenida Brasil à Avenida dos Democráticos.
Posteriormente, em 16 de julho de 1970, o território da Paróquia Cristo Redentor foi unificado ao território da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma.
Em 1982, durante a visita de Madre Teresa de Calcutá ao Rio de Janeiro, a Igreja Cristo Redentor foi escolhida para acolher uma das casas de missão das Irmãs Missionárias da Caridade. Nesse espaço, as religiosas dedicaram-se ao cuidado de idosas em situação de rua. Em 2025, o asilo passou a ser administrado pelas Irmãs Beneditinas da Adoração.
Igreja São Tomé, em Bonsucesso
A Igreja São Tomé tem sua origem em uma experiência marcante vivida por monsenhor Abílio Soares de Vasconcelos, em 1998, ainda em Roma. Na noite anterior à compra de sua passagem de retorno ao Brasil, ele sonhou com o seguinte pedido: “Constrói, no Rio de Janeiro, uma igreja dedicada a São Tomé”.
Esse apelo tocou profundamente seu coração, sobretudo porque a festa de São Tomé coincidia com a data de sua ordenação sacerdotal.
Ao retornar ao Brasil, monsenhor Abílio foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma. Pouco tempo depois, no ano 2000, dona Amélia apresentou-lhe um galpão de 1.250 m², localizado na Rua Nova York, nº 348, onde seu esposo, senhor João, trabalhava como zelador. Aquele espaço parecia responder ao chamado recebido em Roma.
Com a ajuda providencial de seu amigo, cônego Filipe, que havia vindo de Portugal para visitá-lo, monsenhor Abílio conseguiu o empréstimo necessário para concretizar a compra do imóvel. O valor foi concedido sem juros e com pagamento facilitado, tornando possível a realização daquele sonho missionário.
Após a aquisição do galpão, no dia 2 de novembro de 2000, foi celebrada a primeira missa no local, dando início às obras de construção da Igreja São Tomé. Pouco a pouco, os tijolos foram sendo sobrepostos, as paredes se ergueram, os espaços foram se definindo e a igreja começou a tomar forma: no andar inferior, o salão paroquial; no andar superior, o espaço dedicado ao culto e à oração da comunidade.
No dia 1º de janeiro de 2019, a Igreja São Tomé passou a ser administrada pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, padre Anderson Batista Monteiro, dando continuidade à missão evangelizadora iniciada por monsenhor Abílio.
Igreja São José, na comunidade do Amorim, em Campinhos
A Igreja São José tem sua origem em 1961, quando um grupo de católicos, especialmente congregados marianos, sentiu a necessidade de construir uma capela na comunidade do Amorim.
Inicialmente, foi marcada uma reunião com um morador da Rua Sizenando Nabuco, que havia manifestado interesse em conseguir um terreno para a construção da capela, nas proximidades do campinho daquela rua. No entanto, para surpresa de todos, o referido senhor não compareceu.
Diante dessa situação, o senhor José de Paula Pereira convocou uma nova reunião em sua residência. Na ocasião, decidiu doar parte de seu terreno para a construção da capela, que recebeu o nome de São José em homenagem ao doador.
Com a colaboração do comércio local, dos moradores da comunidade e dos recursos arrecadados em diversas festividades, em 1962 foi lançada a pedra fundamental e iniciada a construção da capela, sob a orientação do padre João Barreto de Alencar, então pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes.
Com a transferência da administração da capela para a Paróquia Cristo Redentor e, posteriormente, para a Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso de Inhaúma, suas atividades foram reduzidas por certo período. A partir de 1982, porém, a comunidade retomou suas atividades pastorais, com encontros de Círculos Bíblicos, peças teatrais, grupos da terceira idade, celebrações da Palavra e Santas Missas.
Em 19 de março de 2006, o altar da capela foi consagrado por Dom Dimas Lara Barbosa. Em 2010, foi inaugurado o salão no andar superior da capela e, em 2017, a capela passou por uma nova reforma, adquirindo sua forma atual.
Capela Nossa Senhora das Graças, no Hospital Federal de Bonsucesso
A Capela Nossa Senhora das Graças, localizada no complexo do Hospital Federal de Bonsucesso, foi inaugurada em 26 de agosto de 1950. Ela foi erguida como parte da estrutura original do então Hospital do IAPETC (Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas).
A capela está intimamente ligada à presença e à administração histórica da instituição pelas Irmãs da Congregação das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. A construção do templo religioso fazia parte das exigências para garantir a assistência espiritual aos pacientes e conciliar a gestão do serviço de enfermagem no hospital.
A placa que determina a inauguração da capela é datada de 26-08-1950 e nela constam as seguintes informações: “O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas fez erigir esta Igreja em comemoração da passagem do Ano Santo” (na parte superior, centralizado); na primeira linha à esquerda consta: Presidente da República, General Eurico Gaspar Dutra; e à direita: Sumo Pontífice, Sua Santidade Papa Pio XII; na segunda linha à direita consta: Ministro Interino do Trabalho, Marcial Dias Pequeno, e Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, D. Jaime de Barros Câmara; na terceira linha, centralizado, consta: “Inaugurada em 26-08-1950 em comemoração do XII Aniversário”; e, finalmente, na última linha consta o nome do presidente do Instituto: Hilton Santos. Este fato demonstra não só o apoio dos dirigentes do hospital, como também do Instituto e do governo à presença das Irmãs de Caridade no Hospital do IAPETC.
Em junho de 1996, o espaço passou por uma restauração completa, preservando suas características originais e a importância do espaço de fé para os pacientes, funcionários e visitantes do Hospital Federal de Bonsucesso.