Para ampliar os pontos de entrega de material impresso do pré-vestibular, a Fundação Cecierj (Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Governo do Estado do Rio de Janeiro) firmou parceria com a Arquidiocese do Rio de Janeiro por meio do Vicariato Episcopal para a Educação.
Serão 16 unidades na cidade do Rio de Janeiro que irão servir de apoio para a entrega de livros, além de orientação para a matrícula e as aulas, que, nestes polos, serão on-line. As inscrições vão até o dia 11 de abril.
A Fundação Cecierj é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
A assinatura do termo de cooperação aconteceu, no dia 28 de março, entre o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e o presidente da Fundação Cecierj, Rogerio Pires.
Segundo Dom Orani, a parceria vai ao encontro da Campanha da Fraternidade deste ano que tem como tema: “Fraternidade e Educação”. Ele destacou que a educação faz parte das preocupações da Igreja, sempre presente nos documentos, sobretudo, os pontifícios. Também lembrou que o Papa Francisco tem convocado a comunidade de fiéis para investir em uma educação que cause uma ruptura com o antigo modelo de família, escola e sociedade.
“Ainda existe o dilema de cada uma dessas estruturas jogar para o próximo a responsabilidade pela educação do indivíduo. Mas o que o Papa pede é a construção de um modelo que cause um pacto educativo global”, disse o arcebispo, observando que quando seminarista, em São Paulo, na Fundação Anchieta, ele foi tutor de um grupo de pré-vestibular.
Participaram também da cerimônia o subsecretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação Edgard Leite, que representou o secretário Dr. Serginho, o vigário episcopal do Vicariato Episcopal da Educação, padre Thiago Azevedo, a deputada federal Chris Tonietto e o deputado estadual Márcio Gualberto.
Segundo o padre Thiago Azevedo, o projeto Pré-vestibular Social da Fundação Cecierj é uma “excelente oportunidade para os jovens das paróquias, pois oferece o material didático e a plataforma on-line para as aulas, com espaço para os alunos tirarem dúvidas”.
“Existe a possibilidade de tornar o curso híbrido ou semi-presencial, caso a paróquia consiga voluntários para serem tutores/explicadores dos jovens da comunidade”, acrescentou padre Thiago, observando que no “ato da inscrição, os jovens devem indicar o endereço da paróquia, que está cadastrada no sistema como polo referencial do material”.
Para o padre Thiago Azevedo, as paróquias são referências de serviço nos bairros, principalmente nos aspetos da caridade social e da educação, garantindo que o projeto destina-se não só aos jovens da paróquia, mas para todos que moram no bairro e têm interesse no projeto.
“Quando o Papa Francisco lançou o Pacto Educativo Global, ele citou um provérbio africano: ‘Para educar uma criança é necessário uma aldeia inteira’, afirmando que a educação faz parte da missão da Igreja. Neste sentido, as paróquias devem assumir, no contexto do Pacto e também da Campanha da Fraternidade deste ano, a missão educativa”, disse padre Thiago, observando que o projeto vai ter outras edições e outras paróquias irão ser contempladas.
Informações
As inscrições estão abertas para mais de nove mil vagas. Quem deseja estudar no Pré-Vestibular Cecierj já pode preencher o formulário que está disponível na página https://www.cecierj.edu.br/pre-vestibular-social/estude-no-pvs/edital-alunos-pvs-2022/.
Este ano, o Pré-Vestibular Cecierj vai contar com duas modalidades de aulas: presenciais (5.700 vagas) e on-line (3.780 vagas), através do ambiente virtual de aprendizagem, e a escolha será feita no ato da inscrição, que vai até o dia 11 de abril.
O projeto foi totalmente reformulado e o material impresso, distribuído de forma gratuita, passou a ser todo colorido e conectado com a plataforma de estudos, que é outra novidade. Tanto a inscrição quanto as aulas são gratuitas.
Paróquias cadastradas:
- Paróquia São Sebastião e Santa Cecília, na Praça da Fé, 21, em Bangu
- Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Rua Padre Paulo Corrêa de Sá 60, em Padre Miguel
- Paróquia Menino Jesus de Praga, na Avenida Corretor, 27, em Vila Aliança
- Paróquia Santa Margarida Maria de Alacoque, na Estrada do Viegas, Travessa Santa Margarida Maria, 26, em Senador Camará
- Paróquia São Francisco de Assis, na Estrada do taquaral, 716, em Senador Camará
- Paróquia Santa Teresinha, na Avenida Manuel Caldeira de Alvarenga, 1017, em Campo Grande
- Paróquia Santa Luzia, na Avenida das Lagoas, 12, Gardênia Azul, em Jacarepaguá
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Rua Rodolfo de Melo, 2, em Santíssimo
- Paróquia Nossa Senhora da Conceição, na Estrada do Guandu, 401, em Campo Grande
- Paróquia Cristo Ressuscitado, na Estrada Porto Nacional, n°8, Lote 3, em Padre Miguel
- Paróquia Santos Anjos, na Avenida Afrânio de Melo Franco, 300, no Leblon
- Paróquia São Miguel Arcanjo, na Rua Leopoldo Bulhões, 540, no Mandela, em Manguinhos
- Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, na Travessa Chiaspas, s/n, em Inhaúma
- Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Estrada da Gávea, 445, na Rocinha
- Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Praça Eduardo Rego, 27, em Grajaú
- Paróquia São Marcelino Champagnat, na Avenida Imperatriz Leopoldina, 445, em Jacarepaguá
Carlos Moioli