O vigário episcopal para a Vida Consagrada, Dom Roberto Lopes, presidiu a Santa Missa, no dia 1º de julho, no encontro que reuniu as Novas Comunidades dos vicariatos Oeste, Campo Grande e Santa Cruz, na sede da Comunidade de Aliança Cruz Gloriosa, em Campo Grande.
O encontro foi uma iniciativa da Comissão das Novas Comunidades da Arquidiocese do Rio de Janeiro, para uma manhã de escuta e partilha com os fundadores e os membros da comunidade sobre a missão que cada carisma desempenha dentro dos seus vicariatos.
Neste caminho sinodal que a Igreja nos propõe é essencial, pois nos conduz a uma escuta ao Espírito para nossos carismas, frente aos desafios da evangelização nos tempos de hoje.
As histórias das comunidades são bem parecidas, pois grande parte se encontra localizada em lugares onde a presença da Igreja é um sinal de refúgio, em meio a tantas dificuldades sociais e econômicas.
Os testemunhos que essas comunidades estão dando são respostas ao apelo do Santo Padre, o Papa Francisco, que nos chama a estar “nas periferias existenciais”, de sermos a Igreja em saída, como diz o Documento de Aparecida.
Uma manhã de troca de experiências de vida e de missão, que nos fez tocar mais de perto nos anseios de cada comunidade, e com a beleza que é cada carisma no seio da Igreja particular do Rio de Janeiro.
Contamos com a presença de 15 Novas Comunidades e cerca de 64 membros delas. Do Vicariato Santa Cruz estavam presentes as seis comunidades: Bersabeia das Graças, Amor Reflexo da Cruz, Recanto de Maria, Arcanjo Gabriel, Missão Mariana e Frutos da Videira. Do Vicariato Campo Grande, cinco comuniaddes: Cruz Gloriosa, Basta Querer, Segredo de Maria, Mistério de Amor e Geração de Adoradores. Do Vicariato Oeste, quatro comunidades: Bom Samaritano, Maria Mãe de Misericórdia, Kadosh e Betel.
Tivemos a presença do padre Rômulo dos Anjos Silva, responsável pela Comunidade Católica Shalom, como representante da comissão para as Novas Comunidades, auxiliando na plenária.
Aline Dias de Barros
Consagrada da Comunidade Maria Serva da Trindade e secretária da comissão para as Novas Comunidades da ArqRio