Cemitério da Penitência celebra mês em homenagem aos pais

No mês em que se celebra o Dia dos Pais, o projeto “A Vida Não Para”, de apoio a pessoas enlutadas mantido pelo Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, terá programação especial voltada para os homens.

A assistente social Márcia Torres, coordenadora do projeto, diz que há diferença no processo do luto entre homens e mulheres e entre homens jovens e mais velhos.

“Os homens costumam mascarar o seu luto e não externam os seus sentimentos. Essa introjeção acaba causando um sofrimento grande”, disse ela.

Segundo Márcia, a mulher trata do luto de forma mais emotiva; ela fala mais dos seus sentimentos em relação à perda de alguém. Já o homem é mais introspectivo.

A especialista diz que também há diferença na forma de encarar o luto de acordo com a idade. “Os homens mais velhos sofrem calados, não dividem o seu sofrimento com quem está ao seu redor. Já os homens mais novos extravasam seus sentimentos em ações. Eles se reúnem com os amigos para prestar homenagem na data do aniversário de quem se foi, ou seja, fazendo algo que aquela pessoa gostava, seja um piquenique, uma cantoria, uma caminhada…”, comparou.

A coordenadora do projeto apontou ainda que no caso dos homens mais velhos que perdem a companheira, o luto vem acompanhado de um processo de depressão em alguns casos. “Além da tristeza e do sofrimento por conta da ruptura com a companheira de muitos anos, vêm a solidão e a percepção das limitações da idade. E começam a querer morrer também. É preciso que a família e os amigos se façam presentes para auxiliar nesse processo de ressignificar a vida”, alertou.

Todos os encontros são gratuitos, abertos ao público e acontecem, das 10h às 12h, no Crematório e Cemitério da Penitência, que fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no Caju.

 

Programação de agosto:

Dia 2 – O luto nos homens

Dia 16 – O tempo e o luto

Dia 30 – Os jovens e o luto

As palestras acontecem das 10h às 12h.

 

Dia dos Pais

No Dia dos Pais, o cemitério também terá programação especial com missas, às 10h e 15h, celebrada pelo padre Pedro Paulo Alves dos Santos, violista e revoada de balão em homenagem aos pais que já se foram.

“Essa homenagem irá acontecer logo após a missa das 10h. Mas durante todo o dia, os filhos poderão prestar homenagem aos pais, colocando fotos ou mensagens num grande painel que estará disponível na Ecumênica 2 do nosso cemitério”, contou Karla Monielly Belchior, CEO do Crematório de Cemitério da Penitência.

 

Mônica Labecca

Categorias
Categorias