Novo Missal começa a ser distribuído na arquidiocese

“A partir do primeiro domingo do Advento, 3 de dezembro, entra em vigor no Brasil a versão oficial do novo Missal Romano que será utilizado para a nossa oração cotidiana. Nos alegramos por esse dom que a Igreja nos oferece, e esperamos que ele possa facilitar nos aproximar mais de Deus e rezar ainda melhor. Que o Senhor abençoe nossa missão, trabalho e a nossa liturgia”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

A primeira remessa da 3ª edição típica do Missal Romano chegou na arquidiocese em 225 caixas. São 900 exemplares que foram encomendados pelas comunidades paroquiais, Novas Comunidades e congregações religiosas.

“O novo Missal, que será obrigatório nas comunidades a partir do primeiro domingo do Advento, será uma oportunidade para viver a unidade. Que os sacerdotes, junto com o povo santo de Deus, possam viver melhor a experiência com o Senhor através da Sagrada Liturgia”, afirmou o vigário episcopal para a Pastoral, cônego Cláudio dos Santos.

Os exemplares, explicou o cônego Cláudio dos Santos, “já estão sendo distribuídos, cada dia para um vicariato.” Quem encomendou deve retirar na sede do Vicariato Episcopal de Pastoral, que fica no 5º andar do Edifício São João Paulo. Quem não adquiriu pode encomendar com o referido vicariato, pessoalmente ou pelo telefone: 3916-3177.

 

Terceira edição típica

O processo de tradução levou 19 anos de trabalho. A jornada começou após a promulgação, em 2002, pelo Papa João Paulo II, da nova edição típica. Desde então, foram anos de intenso trabalho de tradução, revisão e aprovação do conteúdo do Missal, coordenados pela Comissão Episcopal para os Textos Litúrgicos (Cetel).

A terceira edição típica do Missal Romano foi aprovada pelos bispos na 59ª Assembleia Geral da CNBB e encaminhada ao Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, em dezembro de 2022. A confirmação da Santa Sé foi publicada no dia 17 de março deste ano.

Os bispos, durante a 60ª Assembleia da CNBB, realizada em abril deste ano de 2023, decidiram o primeiro domingo do Advento, 3 de dezembro, o prazo obrigatório para o uso do Missal em todas as comunidades.

No Missal, no qual consta a parte fundamental da conservação da Tradição, o povo de Deus encontrará as instruções e as orações necessárias para a celebração do mistério que atualiza e conserva a nossa fé.

Entre as novidades, estão: formulários completos para as missas feriais do Tempo do Advento e do Tempo da Páscoa, a Missa da Vigília da Epifania do Senhor, 12 novos prefácios no Ordinário da Missa, revisão da tradução das Orações Eucarísticas, atualização no Ato Penitencial e a inclusão dos santos brasileiros no “Próprio dos Santos”.

Carlos Moioli

 

Categorias
Categorias