A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, na zona oeste do Rio de Janeiro, celebrou no dia 3 de dezembro, dentro da novena da padroeira, durante a sua missa da noite, a investidura de 24 novos coroinhas e, também, de nove cerimoniários, que estarão à disposição da comunidade na evangelização e momentos sacros paroquiais.
O movimento dos coroinhas na Matriz de Nossa Senhora da Conceição sempre chamou a atenção pela impecável conduta e ética com que os jovens desempenham as suas funções, tamanho louvor, atingindo, hoje, o número de cem servos (somando aos novos empossados).
Com disponibilidade para todos eventos locais e fora, os coroinhas e cerimoniários da paróquia chegam ao grupo já com o desejo e olhares marejados para servirem, antes mesmo da inscrição, pois, a cada missa, procissão, solenidade e afins, as suas manifestações chamam a atenção dos quem desejam atuar. É o que comenta, alegremente, a pequena paroquiana e a mais nova serva da pastoral, Giovana de Almeida Teixeira, de 11 anos.
“Comecei a frequentar a paróquia há pouco mais de um ano, desde quando eu entrei na catequese, eu achava essa pastoral linda e sempre pedia para a minha mãe me inscrever, até que abriram as inscrições e ela deixou. Foi uma felicidade imensa, esse foi o melhor chamado de Deus na minha vida! Sinto-me completa e realizada em cada missão que sirvo”, disse Giovana.
Mesmo com pouca idade, a maturidade e o discernimento de Giovana chamam atenção ao ser perguntada sobre como se projeta daqui para frente na pastoral.
“Eu me vejo uma pessoa completamente alegre e diferente do meu eu do passado. Como coroinha, eu imagino que ainda vou viver ótimos momentos, como retiros, eventos vicariais, solenidades e festividades, sem contar as amizades novas que fiz e vou fazer no decorrer de toda minha caminhada. Aqui na paróquia me sinto bem, me sinto especial, sempre acolhida pelos padres Jorge e Renan, seminaristas Eduardo, Hygo e Wanderson, tios Matheus, Flávia e Walter, cerimoniários, todos meus colegas que me ajudam tanto. Eu sou apaixonada por essa família que Deus me deu”, partilhou.
Sendo fruto da pastoral e hoje um dos coordenadores, Matheus Corraro, de 28 anos, falou sobre como a matriz consegue manter um número alto de coroinhas, atribuindo ao bom evangelismo do pároco e a utilidade dos mesmos.
“A resposta é o fruto da evangelização do nosso pároco, padre Jorge Bispo, que já está aqui há mais de 14 anos, fazendo um trabalho de evangelização muito bonito e sério. Nossa paróquia é muito movimentada, todas as pastorais são cheias, e com isso fica fácil para a Pastoral dos Coroinhas ter sempre candidatos prontos para se inscreverem neste serviço. Então, a soma do trabalho de evangelização do pároco com a beleza da liturgia bem celebrada chama a atenção das crianças e jovens de nossa paróquia. A Pastoral dos Coroinhas está diretamente ligada ao que há de mais sagrado em nossa fé, ou seja, a Eucaristia. Servindo ao altar, eles ajudam a liturgia fluir da maneira correta. Os coroinhas exercem as diversas funções nas celebrações litúrgicas e, assim, servem com alegria aqu’Ele que os chamou para este serviço”, evidenciou Matheus Corraro.
Os jovens e crianças que tenham o desejo de servir na pastoral poderão obter mais informações sobre a inscrição da nova turma de coroinhas, através da secretaria local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, ou através do telefone: 2418-0002 nesses mesmos horários.
Danilo Freitas