Comunidade Terapêutica Santa Clara amplia atendimentos em saúde mental

Acolhimento e segurança, com destaque para a estrutura física e hospitalar e assistência de equipe multiprofissional. Esses são os diferenciais do atendimento na Comunidade Terapêutica (CT) Santa Clara, voltada ao atendimento de dependentes de álcool e drogas que busquem ajuda de forma voluntária.

O paciente M.P.C. recordou: “Já passei por outras instituições, mas o acolhimento aqui é diferente de todos os outros hospitais e clínicas por onde passei para superar a dependência”, contou.

A Comunidade Terapêutica Santa Clara é um dos serviços do Hospital São Francisco na Providência de Deus (RJ) voltado para a saúde mental e está celebrando um ano de funcionamento.

“Ao longo desse primeiro ano, 27 pacientes passaram pelos nossos cuidados. Temos um baixo número de reinternações e, com a estrutura que desenvolvemos nesta área, fazemos o acompanhamento de acolhidos que tiveram alta em nosso ambulatório de dependência química, oferecendo todo o suporte para acolhidos e familiares”, destacou a gerente do serviço de saúde mental do HSF, psicóloga Ana Palmesciano.

O passo inicial é a internação voluntária. “É preciso que a pessoa reconheça que precisa de ajuda e deseja esse atendimento. Esta atitude marca o início do seu processo de recuperação”, explicou Alessandra Cunha, uma das psicólogas da equipe multidisciplinar, que conta ainda com psiquiatra, nutricionista, enfermeira, técnicos de enfermagem, assistente social, educador físico, terapeuta ocupacional e monitores.

De acordo com Alessandra, o diferencial da CT Santa Clara está em dois pontos chave: o bom entrosamento da equipe multidisciplinar e o estreitamento de vínculo na tríade equipe-paciente-família.

“Desta forma, é possível criar um ambiente mais seguro e tranquilo, com abertura para o diálogo, mudança de hábitos e autoconhecimento, o que aumenta a aderência ao tratamento durante a internação, diminui o uso de medicações SOS e facilita o acompanhamento após a alta médica”, afirmou. A humanização do cuidado e o resgate da dignidade do acolhido guiam a atuação da equipe da CT.

Independentemente da religião do acolhido, a questão da espiritualidade é vista como uma aliada no tratamento dos acolhidos.

“A Organização Mundial de Saúde reconhece que a espiritualidade é importante no contexto da saúde. Na nossa prática diária, vemos que os acolhidos relatam que a espiritualidade proporciona conforto em momentos difíceis da internação, seja ela por meio de orações, meditação, participação em algum ritual religioso ou até mesmo na conexão com a natureza”, salienta Frei Nicolau Castro, diretor geral do HSF.

Telemedicina

Relatório divulgado este ano pelo Global Mind Project aponta que a saúde mental dos brasileiros não retornou aos patamares anteriores à pandemia da Covid-19.

O documento aponta que o Brasil está na última posição entre 71 países pesquisados e que aproximadamente um terço da população encontra-se angustiada. Visando ampliar os atendimentos na área da saúde mental, o HSF está dando início a um projeto de telemedicina voltado para esta área.

“Temos um leque de serviços dedicados para os cuidados com a saúde mental: emergência psiquiátrica, internação no Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) e a CT Santa Clara, voltada para a recuperação de dependentes químicos. Recentemente inauguramos o Ambulatório de Saúde Mental e agora estendemos esse cuidado a pessoas que por alguma razão não possam estar presencialmente na unidade, por meio das consultas remotas. Em um primeiro momento, nosso objetivo é chegar aos pacientes de todo o Rio de Janeiro, mas acreditamos que logo estaremos atendendo também pacientes de outras regiões do país”, adiantou o diretor administrativo do HSF, Márcio Nunes.

Os atendimentos remotos serão realizados por psicólogos e psiquiatras da equipe de saúde mental do HSF, por meio da plataforma VirtuMed. “Muitas vezes, a distância entre o ambulatório e a residência ou o trabalho de alguém acaba sendo um impeditivo para quem precisa buscar ajuda. Com estes atendimentos, oferecemos cuidado com conforto e comodidade aos pacientes”, salientou Ana Palmesciano.

“Da mesma forma que ocorre nas consultas presenciais, os dados do paciente e as anotações do atendimento são armazenados no seu prontuário. Os pacientes podem optar, inclusive, por intercalar os atendimentos remoto e presencial. Podem iniciar com o presencial e passar para remoto ou vice-versa”, diz. No caso de emissão de receita controlada, essa será enviada via correios com entrega máxima em até 24h.

Para agendar e saber mais sobre as consultas, que podem ser particulares ou via plano de saúde, ligue para 3294-4500, ramal 2494, ou para 96767-6864.

 

Alessandra Eckstein

Jornalista

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