Catequizandos da Perseverança participam de jogos entre paróquias do Vicariato Norte

No dia 10 de agosto, aconteceram os “I Jogos Interparoquiais da Perseverança” do Vicariato Episcopal Norte, no Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel.

Estiveram presentes 150 atletas perseverantes, representando dez paróquias do vicariato: Imaculado Coração de Maria, no Méier, Nossa Senhora Auxiliadora, no Jacaré, Nossa Senhora da Conceição, no Engenho Novo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi, Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Engenho Novo, Sagrado Coração de Jesus, no Méier, Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista, no Cachambi, São Cosme e São Damião, no Andaraí, São Domingos de Gusmão e São Francisco Xavier, na Tijuca.

Foi um dia inteiro de convivência, envolvendo atletas, catequistas e suas famílias, que de forma integrada competiram em quatro modalidades: futsal, pique bandeira, queimado e vôlei.

O clima olímpico tomou conta do evento: teve até distribuição de medalhas e troféus aos ganhadores. A saber:

– Vôlei – 1° lugar, Paróquia São Francisco Xavier, 2° lugar, Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia e 3° lugar, Paróquia Imaculado Coração de Maria.

– Queimada – 1° lugar, Paróquia São Francisco Xavier, 2° lugar, Paróquia Imaculado Coração de Maria e 3° lugar, Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia.

– Pique Bandeira – 1° lugar, Paróquia Sagrado Coração de Jesus, 2° lugar, Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia e 3° lugar, Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

– Futsal – 1° lugar, Paróquia Imaculado Coração de Maria, 2° lugar, Paróquias São Cosme e São Damião e São Domingos de Gusmão e 3° lugar, Paróquia Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista.

Foi uma oportunidade única para os times dos diversos grupos de perseverança que se reuniram, compartilharam momentos de alegria e superação e fortaleceram os laços comunitários. Todos estão de parabéns! Deus se orgulha de cada um!

O objetivo foi atingido: proporcionar um dia de integração e comunhão entre os participantes, utilizando o esporte como ferramenta para a evangelização e o fortalecimento da fé cristã. Pois acreditamos que através do esporte podemos vivenciar os valores do Evangelho de uma forma dinâmica e envolvente, promovendo a união, o respeito e a amizade entre as crianças, jovens e adultos de nossas comunidades paroquiais.

Um agradecimento especial ao nosso vigário episcopal, cônego Aldo de Souto Santos, por todo incentivo e apoio. Aos catequistas e familiares das paróquias inscritas, por toda divulgação e cooperação. Aos voluntários da equipe técnica, na coordenação, arbitragem, suporte médico e logística, por toda generosidade gratuita. A direção do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, por ceder o espaço para a realização deste sonho gerado no coração de Deus.

“Vejo que a Igreja também tem esse grande papel de motivar e incentivar nossas crianças, adolescentes e jovens a despertar o interesse pelo esporte. E tudo começa desde a infância, possibilitando que as crianças experimentem trabalho em equipe, exercitem a disciplina e o senso de responsabilidade, tenham controle emocional, sejam mais criativas e sociais. O esporte transforma vidas e daí a importância de promover essas ações esportivas de integração interparoquiais”, disse o vigário episcopal do Vicariato Norte, cônego Aldo de Souto Santos.

Dois mil e vinte e cinco é logo ali, que venham os II Jogos Interparoquiais de Perseverança.

”O esporte é uma das linguagens universais que supera as diferenças culturais, sociais, religiosas e físicas, e consegue unir as pessoas, tornando-as partícipes do mesmo jogo e protagonistas, juntas, de vitórias e derrotas” (cf. Papa Francisco – Discurso aos participantes do Torneio “Unified Footbal” e do fórum promovido pela “Special Olympics”, 13 de outubro de 2017).

Rubens e Carina Queirós de Souza, coordenação de Perseverança do Vicariato Episcopal Norte

 

 

Categorias
Categorias