Seminário de Comunicação refletiu sobre reputação e imagem da Igreja

Realizada no Rio de Janeiro, a 11ª edição do seminário reuniu 160 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil

A 11ª edição do Seminário de Comunicação Social, promovido pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, reuniu, de 11 a 13 de setembro, no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, 160 profissionais de comunicação da Igreja no Brasil, sendo 40 de forma online, em torno da discussão do tema: “Igreja, casa de vida – Assessoria de comunicação na construção da reputação e da identidade”.

Na abertura, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, anfitrião do encontro, introduzindo o tema, disse: “Estamos vivendo uma era na qual, em razão das redes sociais, a Igreja e todas as organizações estão expostas ao escrutínio público”. Decorre disto, segundo ele, a necessidade de ter zelo e cuidado com a imagem, identidade e reputação da instituição. “Somos chamados a ser autênticos e transparentes”, afirmou.

Dom Orani também falou do poder das redes sociais na construção de falsas narrativas que levam as pessoas a acreditarem ser a verdade. “Numa casa de vidro, a mídia de um modo geral foca mais em nossos problemas, que devemos enfrentar e resolver, mas também devemos ser capazes de mostrar as belezas de nossa Igreja”, disse. Dom Orani reforçou uma orientação do Papa Francisco: “A nossa comunicação deve ser testemunho. Há sempre a assinatura de nosso testemunho em tudo que fazemos”, concluiu.

O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, enviou uma vídeomensagem de saudação aos participantes do encontro. “A comunicação é fundamental na Igreja para levar aos corações a verdade do Evangelho com lucidez”, explicou.

 

Trilhas de aprendizado

O organizador do seminário, padre Arnaldo Rodrigues, que é também professor da PUC-Rio e assessor de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destacou que o seminário tem tradição de fazer as perguntas certas para cada tempo. “Em cada tema, procuramos estar antenados com a necessidade de aprofundamento de cada ano. Como por exemplo, no ano passado refletimos sobre inteligência artificial, muito falada hoje”, ressaltou.

Padre Arnaldo afirmou que o seminário é uma grande oportunidade para os comunicadores eclesiais estudarem temas importantes para a sua área de atuação e qualificar o trabalho da Igreja no Brasil no campo da comunicação. Ele aprofundou a primeira conferência do seminário: “Prevenção e gestão de crises: garantindo a reputação e imagem institucional da Igreja Católica”.

Nas 11 conferências oferecidas pelo seminário, os participantes detalharam temas como: (1) Estratégias de comunicação: impacto e eficiência na assessoria para pessoas físicas e governamentais; (2) O que é noticia ou não, nesses tempos de mídias sociais aceleradas; (3) Novas ferramentas de IA para Assessoria de Comunicação; (4) Correta expressão visual da marca: como se deve usar e quais os riscos de aplicações erradas; (5) Assessoria de Comunicação assertiva e sob medida: estruturação eficiente com recursos limitados; (6) A transparência das instituições religiosas para uma boa construção da opinião pública; (7) Construindo identidade: a integração estratégica de comunicação e marketing, e (8) Além do press release: entendendo as necessidades da mídia.

Os participantes, no segundo dia, visitaram a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, a Rádio Roquete Pinto, o Palácio Guanabara, o Centro de Operações e Inteligência da Prefeitura do Rio e o Museu do Amanhã. Todos os dias, pela manhã, os comunicadores participaram da Santa Missa. Ao final do encontro, houve a entrega do Prêmio São Paulo VI de Comunicação ao jornalista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

 

Willian Bonfim

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