Entre os dias 24 e 27 de setembro a cidade de Guarapari, no Espírito Santo, acolheu o 28° Encontro de Marketing Católico, em novo formato, com a realização de 13 palestras e três momentos de partilha em grupos de interesse.
Promovido pelo Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC), o evento reuniu bispos, padres, religiosos e leigos responsáveis por instituições católicas (dioceses, paróquias, congregações, comunidades, editoras, colégios, instituições filantrópicas, e meios de comunicação). O objetivo foi promover, difundir e incentivar a utilização de modernas técnicas de marketing e comunicação entre as instituições católicas.
O Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e presidente do Instituto Brasileiro de Marketing Católico (IBMC), presidiu a Santa Missa de abertura do encontro, que neste ano teve como temática principal a passagem “Eu sou a videira; vós, os ramos” (Jo 15, 5a), enfatizando que toda a comunicação institucional católica deve ter por princípio, meio e fim o próprio Cristo Jesus.
Para Alexandre Costa, coordenador da área de relacionamento da Rádio Catedral FM, no Rio de Janeiro, é de extrema importância a participação no encontro, tanto pessoal quanto institucionalmente, como integrante da equipe de comunicação da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
“É uma oportunidade de pessoas do Brasil inteiro, que trabalham nas instituições católicas, estarem juntas, trocando ideias e informações para termos um direcionamento em nossa comunicação, pois não existe comunicação sem testemunho”, disse Alexandre.
Entre as palestras, duas foram feitas por representantes da Arquidiocese do Rio de Janeiro. O assessor de comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues abordou “Redes sociais: os links que nos possibilitam acesso à videira”, e o diácono permanente Alexandre Varela, o tema “Multiplicando os bons frutos por meio das devoções”.
Também houve palestras do fundador e diretor executivo do IBMC, Kater Filho, e do arcebispo emérito de Aparecida (SP), Dom Raymundo Damasceno Assis, que também presidiu a celebração de encerramento.
Da Redação