No domingo, dia 1º de dezembro de 2024, teve início o novo ano litúrgico da Igreja com o tempo do Advento. Esse novo ciclo litúrgico tem a duração de quatro semanas, até a tarde do dia 24 de dezembro. Após o período do Advento, inicia-se o tempo do Natal, seguido pela primeira parte do Tempo Comum, vindo depois o tempo da Quaresma, a Páscoa, e, após o tempo pascal, retomamos o Tempo Comum. É dessa forma que se estrutura o ano litúrgico da Igreja, sempre buscando animar a vida de fé dos fiéis com diversas motivações ao longo do ano.
O tempo do Advento significa espera, ou seja, a Igreja nos convida a esperarmos, através da vigilância e da oração, a chegada do Messias. Jesus já nasceu uma vez em Belém, e no Natal recordamos esse momento que mudou a história da Humanidade. Nos dias de hoje, vivemos a expectativa de sua segunda vinda; por isso, devemos estar vigilantes e em oração, pois não sabemos quando será. Somente o Pai do céu sabe o momento. Ao longo do Advento, vivemos a expectativa de que Ele nasça em nosso coração e, com o seu nascimento, ilumine a nossa vida e a de nossa família. Por isso dizemos: Ele veio, vem e virá.
Temos que ser profetas nos dias de hoje, a exemplo de João Batista. O mundo vive em meio à escuridão, assim como acontecia no tempo de Jesus. João Batista foi o precursor, ou seja, foi à frente anunciando a todos que o Messias estava próximo, que a luz estava chegando para iluminar a escuridão em que o mundo vivia. Temos que ser os precursores nos dias de hoje, ir à frente e anunciar para quem conhecemos o verdadeiro sentido do Natal, que é o nascimento do Messias.
Ao longo do tempo do Advento, a cada domingo, acende-se uma vela da coroa do Advento. Conforme as velas vão sendo acesas, demonstramos que a luz se aproxima de nós. Quando chegamos ao quarto domingo do Advento, todas as quatro velas estão acesas. Ao acendermos as velas do Advento e observamos, a cada domingo, que a luz se aproxima, devemos nos preparar para bem celebrarmos o Natal, por meio da confissão sacramental e da novena de Natal. Com isso, nos afastamos das trevas e nos aproximamos da luz.
Todas as celebrações da Igreja em seus tempos litúrgicos têm uma razão de ser, e nada é colocado de maneira aleatória. Para que o tempo do Advento tenha um sentido, existem as quatro velas da coroa do Advento, que nos ajudam a entrar no clima desse tempo e, assim, nos preparamos para o Natal. Ao acendermos as velas do Advento a cada domingo, podemos entoar este cântico: “Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós”.
Nós, como cristãos católicos, temos que ensinar, sobretudo às crianças, o sentido real do Natal. Por isso, na noite de Natal, peça que as crianças da família coloquem o Menino Jesus na manjedoura e, durante o tempo do Advento, procurem rezar a novena junto com as crianças de sua família. É aprendendo desde cedo que elas levarão para o futuro aquilo que lhes foi ensinado. Também é bonito montar a coroa do Advento em casa, fazer um enfeite e, a cada domingo, acender uma das velas sempre que rezar a novena. Essa é uma forma de preparar bem o Natal.
Uma das maneiras de nos prepararmos para o Natal, ao longo desse período do Advento, é por meio da confissão sacramental. A Igreja recomenda que, ao menos uma vez por ano, realizemos a confissão sacramental, por ocasião da Páscoa do Senhor. Contudo, se sentirmos necessidade, podemos confessar mais vezes ao longo do ano. Durante o Advento, realizar nossa confissão é uma forma de preparar o coração e a vida para receber Jesus no Natal. Nesse período, é prudente limpar nossa casa e tirar todo o pó, preparando-a para o Natal. Da mesma forma, podemos fazer com nossa vida: ao confessar-nos e buscarmos uma vida de vigilância e oração, limpamos nosso coração para acolher Jesus. Durante este tempo, as foranias de nossa arquidiocese se organizam no mutirão de confissões para que todas as paróquias tenham um grupo de sacerdotes atendendo as confissões, além da própria programação da paróquia.
Durante o Advento, escutaremos muito sobre João Batista. Ele pregava um batismo de conversão para o perdão dos pecados, exortando as pessoas a mudarem de vida para acolher o Messias que chegaria. João veio para preparar o caminho do Senhor, endireitando os caminhos tortuosos e conduzindo as pessoas à luz, tirando-as das trevas do pecado. Muitos o confundiam com o Messias, mas ele afirmava abertamente que não era o Messias e que não era digno nem de desamarrar a correia de suas sandálias. João apontava o Cordeiro de Deus e preparava as pessoas para o encontro com Ele.
O tempo do Advento significa espera, vinda ou chegada, ou seja, aguardamos aquele que há de vir. Esse tempo é também de purificação, preparando-nos para receber aquele que está para chegar. Durante as quatro semanas do Advento, as duas primeiras nos falam sobre a segunda vinda de Cristo, enquanto as duas últimas nos aproximam mais do mistério do Natal.
As quatro velas da coroa do Advento podem possuir cores e significados específicos: roxa, verde, rosa e branca, segundo alguns costumes. A vela roxa representa a vigilância e a penitência, a verde simboliza a esperança, a rosa recorda que o Senhor está próximo, e a branca nos convida à pureza no encontro com o Senhor.
Celebremos com alegria esse tempo do Advento e preparemo-nos para acolher o Senhor que virá. Se tiver oportunidade, realize a confissão sacramental e ensine às crianças o verdadeiro sentido do Natal. Reze a novena de Natal com a família ou seus vizinhos, para que todos entendam melhor o significado dessa celebração. Desejamos que esses grupos da novena de Natal se transformem em mais círculos bíblicos.
Que o mesmo Espírito Santo, que encheu Maria de amor para que ela desse à luz ao Filho de Deus, nos encha do mesmo amor e da mesma fé. Amém.
Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.
Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ