O catequista Orani João!

Associo-me, humildemente, na quadra de 14 de dezembro de 2024, a prestar homenagem a Sua Eminência Reverendíssima Dom Orani João, Cardeal Tempesta, O.Cist., ao completar 50 anos de um fecundo ministério sacerdotal. Bodas de Ouro sacerdotal e Ouro é vossa missão entre nós!

Quero destacar nestes 50 anos sua missão de liturgo e catequista. O quanto fomos alimentados por suas mensagens, que nos têm dado alegria ao coração e reforçado em nós o sentido de pertencimento à Igreja de Cristo.

Semanalmente, nós recebemos os artigos e homilias do Cardeal Tempesta que são publicados no jornal “Testemunho de Fé” e nas mídias da arquidiocese. Artigos profundos, densos, com aguçada sensibilidade pastoral e autêntica fidelidade ao Magistério de Cristo e da Igreja.

Dom Orani João nos lembra da urgente necessidade de anunciar o Evangelho a todos. Este mandato, que a Igreja recebeu de Cristo, permanece uma prioridade, porque são ainda numerosas as pessoas que aguardam pela mensagem de esperança e amor que lhes permitirá “participar, livremente, da glória dos filhos de Deus” (Rom 8, 21). Dom Orani João dá testemunho do Evangelho. O Concílio Vaticano II recordou vigorosamente que “a atividade missionária dimana intimamente da própria natureza da Igreja” (Ad gentes, 6). Para guiar e estimular o Povo de Deus nesta tarefa, Dom Orani João é o primeiro anunciador da fé a fim de conduzir a Cristo novos discípulos.

O anúncio do Evangelho é próprio do bispo, que pode afirmar também, como São Paulo: “Se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois que me é imposta essa obrigação: Ai de mim se não evangelizar!” (1 Cor 9, 16). Os fiéis, para confirmar e purificar a sua fé, têm necessidade da palavra do seu bispo, que é o catequista por excelência.

Por isso nós queremos realçar este papel em que eu diria que Dom Orani João é o catequista por excelência não só de sua Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil. Ele transmite a fé com alegria, simpatia e caridade. Nisto resume a grandiosidade de seu ministério presbiteral e episcopal.

Consagrado a Cristo-Pastor, anunciá-lo é nossa missão. E na vivência de sua missão como, catequista e liturgo, um perfeito mistagogo a nos inserir em Cristo. Sua presença entre nós é edificante e edifica-nos na fé dos discípulos missionários de todos os tempos.

Com coração de pastor tens revelado sua proximidade com Cristo Jesus, que a todos acolhe. Um coração humano que se diviniza semelhante ao Coração de Cristo, com o dom de tocar os corações mais endurecidos.

Alegra-te, Dom Orani, o Senhor é contigo. A Mãe de Jesus, Nossa Senhora de São Bernardo, que participa intimamente da obra Redentora, derrame paz, proteção e bênçãos em sua missão! São Bernardo de Claraval o ilumine por muitos e muitos anos no seu ministério sacerdotal! Força e coragem! Amém!

 

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC, bispo emérito de Limeira (SP)

Categorias
Categorias