Paróquia São João Batista, em Campo Grande, celebra o seu padroeiro no ano em que completa 15 anos de criação

A Paróquia São João Batista, localizada na região de Corcundinha, no bairro de Campo Grande, celebrou com intensa programação a natividade de seu padroeiro. Neste Ano Jubilar, tão importante para toda Igreja, a comunidade paroquial se alegra também por comemorar os 15 anos de criação da paróquia, data que será celebrada em 17 de dezembro de 2025.

Como parte importante da festividade do padroeiro, pelo sexto ano consecutivo, os paroquianos foram chamados à “Missão de peregrinação com a imagem de São João Batista”. Esta ação de evangelização consiste em visitas nas casas – sobretudo de pessoas afastadas da Igreja –, comércios, escolas e outras repartições, para oração e reflexão sobre o tema proposto.

Este ano o tema foi “São João Batista, anunciador da Esperança”. Tendo como base o “Livro de peregrinação”, cada missionário realizou os cinco encontros propostos, em comunhão com o que nos pediu Papa Francisco na Bula de proclamação do Ano Jubilar, nos convidando a sermos “sinais palpáveis de esperança para muitos irmãos e irmãs que vivem em condições de dificuldade”.

Após a Semana Missionária, toda comunidade foi chamada a participar ativamente de uma semana celebrativa, na qual padres convidados celebraram as missas, abordando temas sobre a esperança, relacionando-os à vida e à missão do padroeiro São João Batista.

No dia 20 de junho, teve início a festa junina, sendo a abertura realizada com a celebração da Eucaristia, presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, e concelebrada pelo pároco, padre Antônio Cleidivan Bezerra Vieira, e o vigário paroquial, padre Omar Huerta Ramírez.

Na homilia, Dom Orani destacou o aspecto da missionariedade, presente na preparação para as festividades do padroeiro, com a iniciativa da semana missionária, e ressaltou que a arquidiocese está vivendo o 2° Sínodo Arquidiocesano, sobre as missões. “A evangelização é uma necessidade. Somos chamados a sermos portadores e anunciadores da esperança em meio às vicissitudes e às incertezas”.

O arcebispo convidou a todos a olharem para a figura do padroeiro São João Batista como “uma inspiração de quem nunca deixou de anunciar Jesus Cristo, mesmo em meio às dificuldades”. Mencionou ainda “a alegria de ver que a missionariedade vai se fazendo permanente na Paróquia São João Batista, fomentando a fraternidade e união”. Dom Orani convidou a todos a não ter medo das dificuldades, mas sim “procurarmos sempre mais, como São João Batista, anunciar a vida e a salvação. Anunciar que Cristo é nossa esperança, mesmo em meio às dores e sofrimentos. Que a Festa de São João Batista, anunciador da esperança, possa ser para nós um compromisso de testemunharmos que Cristo é a nossa esperança!”

A paróquia se encontra no período de obras de reforma, ampliação e climatização. O pároco, padre Antônio Cleidivan, diz que “além da melhoria no espaço físico, a reforma visa, através da beleza e da demonstração do zelo para com o templo, ser sinal do amor e da esperança para todos os paroquianos e para o entorno”. O pároco conclui: “paralelo à reforma do templo, existe uma comunidade viva, que sustenta o trabalho”.

A comunidade recebeu com grande júbilo, ao final da missa presidida por Dom Orani, a notícia de que, em dezembro de 2025, Dom Orani estará novamente, junto à comunidade, para a celebração do Rito da Dedicação da Igreja, que estará, então, reformada e completando 15 anos de criação. Foi Dom Orani quem erigiu a paróquia no dia 17 de dezembro de 2010.

 

Juliana Vital, paroquiana 

 

Categorias
Categorias