Dom Jeremias prega retiro para diáconos permanentes

O retiro canônico dos diáconos permanentes da Arquidiocese do Rio de Janeiro, com a presença de 66 diáconos, foi realizado no Centro de Estudos do Sumaré, no Rio Comprido, de 20 a 22 de junho.

O bispo Dom Jeremias Antônio de Jesus, residente no Mosteiro de São Bento, no Centro, orientou os diáconos a respeito da importância da vida interior cristã, que não é um conceito místico ou algo reservado apenas a monges e monjas, mas é, na verdade a vida do Espírito Santo em cada um, que se manifesta nos pensamentos, emoções, desejos e motivações mais profundas.

“O nosso interior é o lugar onde nosso verdadeiro eu encontra o Criador, onde a graça divina nos molda e nos transforma de dentro para fora. Portanto, interioridade é um caminho de transformação e plenitude”, disse.

O interior de cada pessoa, lembrou Dom Jeremias, é “o lugar da verdade diante de Deus, e que, por isso, há como que um clamor incessante por esse encontro”.

Dom Jeremias falou ainda sobre recolhimento, reverência, liberdade interior, decisão moral, fidelidade, obediência, pureza de coração, mansidão, sacrifício, cruz, oração, contemplação, provações interiores e silêncio, e destacou: “Tudo isso faz parte da vida interior cristã como conformidade a Jesus Cristo”.

 

Da Redação

Categorias
Categorias