No dia 25 de junho, a comunidade universitária da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) se reuniu para celebrar a recondução dos padres jesuítas Anderson Antonio Pedroso, como reitor, e a posse de Miguel Martins, como vice-reitor.
A missa solene foi presidida pelo grão-chanceler da Universidade e arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. A celebração contou com a presença do presidente das Faculdades Católicas (mantenedora), padre Carlos Fritzen; da vice-reitora acadêmica, professora Marley Vellasco; do vice-reitor Administrativo, Leonardo Gomes; do vice-reitor para Assuntos Comunitários, Renato Callado; do vice-reitor para Desenvolvimento e Inovação, Marcelo Gattass; da vice-reitora de Extensão e Estratégia Pedagógica, Jackeline Farbiarz; e do vice-reitor para Infraestrutura e Serviços, professor Luiz Fernando Martha.
Também participaram os representantes do Conselho Universitário, do Conselho de Ensino e Pesquisa e do Conselho de Desenvolvimento, além de assessores especiais da Reitoria, decanos, coordenadores centrais e setoriais, diretores de departamentos e unidades.
Em sua fala, padre Anderson destacou três pontos fundamentais citados pelo Papa Francisco: a centralidade da pessoa em todos os processos educativos, a importância de um ensino voltado ao serviço e a relação entre educação e evangelização.
Em seu primeiro discurso oficial como vice-reitor, padre Miguel Martins ressaltou o papel da Universidade como um espaço onde o saber se transforma em sabedoria a serviço da humanidade. Ele também reforçou a responsabilidade com uma governança pautada na ética e no bem comum para voar cada vez mais alto.
A celebração reafirmou o compromisso da PUC-Rio com sua identidade jesuíta, renovando o propósito de formar, com excelência acadêmica e responsabilidade social, cidadãos preparados para construir um futuro mais justo, solidário e fraterno.
Carolina Alves, analista de mídias da PUC-Rio
Fotos: Jorge Ferreira e Matheus Santos