Santuário retoma adoração eucarística noturna após pausa causada pela pandemia

No dia 17 de agosto, às 15h, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, localizado na Igreja de Sant’Ana, no Centro do Rio de Janeiro, celebrará uma missa em ação de graças presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta, marcando a retomada da adoração eucarística noturna – suspensa desde 2020 em decorrência da pandemia de Covid-19.

A celebração também integra a programação da festa de São Pedro Julião Eymard, fundador da Congregação do Santíssimo Sacramento, à qual o santuário é confiado desde 1926, quando foi instituída a Obra da Adoração Perpétua pelo então arcebispo do Rio, Cardeal Sebastião Leme. A retomada acontece no contexto das comemorações do centenário da obra, que será concluída em maio de 2026.

Segundo o pároco da Igreja de Sant’Ana e reitor do Santuário, padre José Laudares de Ávila, a interrupção da adoração noturna foi motivada não apenas pela pandemia, mas também pelas mudanças estruturais e sociais que afetaram o cotidiano da cidade. “A perda de muitos adoradores noturnos, somada à violência urbana e às dificuldades de transporte, especialmente para quem vive na periferia, dificultou muito a retomada das atividades”, explica o sacerdote.

Diante desse cenário, a comunidade dos padres sacramentinos, com o apoio de Dom Orani e do superior provincial, padre Marcelo Carlos, deu início a um esforço pastoral para reconstruir a rede de adoradores. “Recomeçamos um trabalho intenso de promoção vocacional para a obra da adoração perpétua, tanto diurna como noturna”, destaca padre José Laudares. “Graças a Deus, já conseguimos a adesão de vários novos adoradores e adoradoras.”

A estrutura que acolherá os participantes da adoração noturna é a Casa Pio XII, anexa ao Santuário. O espaço foi preparado com o apoio de voluntários e benfeitores, inclusive membros do clero. “Conseguimos organizar turmas de adoradores para este recomeço, e a Casa Pio XII poderá receber até 24 pessoas por noite”, afirma o reitor. Cada adorador será responsável por levar sua própria roupa de cama e itens de higiene pessoal. A permanência será das 20h às 6h, com a conclusão da vigília marcada pela celebração da missa matinal.

A programação da retomada, no dia 17 de agosto, inclui a oração do terço meditado, oração da noite e divisão das horas de adoração entre os participantes. “É uma das mais tradicionais obras instaladas por Dom Sebastião Leme, e estamos louvando e agradecendo a Deus por este novo tempo que se inicia”, comemora padre José Laudares.

O reitor faz questão de agradecer aos que tornaram possível a retomada: “Agradecemos muito o apoio de todos aqueles que colaboraram conosco na aquisição dos novos colchões, e àqueles que prepararam o local com dedicação”. Ele também expressa gratidão especial ao arcebispo: “agradeço muito a Dom Orani, por seu apoio constante e incentivador”.

Com a retomada da adoração noturna, o Santuário de Adoração Perpétua reafirma sua vocação como espaço privilegiado de oração, silêncio e adoração, no coração da cidade do Rio de Janeiro.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias