‘A sua vida é um testemunho de quem o Senhor escolheu e concedeu o dom da fidelidade’

Monsenhor José Maria Vasconcellos celebra 70 anos de vida sacerdotal

“Agradecemos pelo seu sim, pela sua vida, pelos dons que recebeu e soube corresponder. Pedimos que reze por nós para que possamos ser perseverantes e firmes, e que tenhamos a coragem, a alegria e o otimismo que o senhor sempre demonstra. Parabéns e nosso abraço”, desejou ao aniversariante o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, ao presidir a missa do jubileu dos 70 anos de sacerdócio do monsenhor José Maria de Oliveira Vasconcellos, realizada na Igreja da Ressurreição, em Copacabana, no dia 8 de março. 

Decano dos sacerdotes na arquidiocese, monsenhor Vasconcellos nasceu no Rio de Janeiro em 28 de setembro de 1927. Como estudante do Seminário Arquidiocesano de São José, fez filosofia e teologia em Roma, sendo ordenado sacerdote também em Roma por Dom Aloisio Traglia, no dia 8 de março de 1952. Entre seus vários ofícios como sacerdote, foi reitor do Seminário São José de 1983 a 1995. 

Muitos dos padres concelebrantes que exerceram o ministério na Paróquia da Ressurreição foram acolhidos pelo pároco, padre Ionaldo Pereira da Silva. Entre os concelebrantes, o bispo auxiliar emérito Dom Assis Lopes, que conhece monsenhor Vasconcellos desde os tempos de seminário menor. A celebração também contou com amigos, fiéis e familiares de monsenhor Vasconcellos. 

Na homilia, Dom Orani lembrou que os sacerdotes foram escolhidos para produzir frutos na graça de Deus, para fazer a vontade do Senhor, do sumo e eterno sacerdote, Jesus Cristo. É comum na ordenação, disse o arcebispo, do ordinando olhar para frente, o futuro, para onde o Senhor vai conduzir. 

“Passados 70 anos de ordenação, vemos que as promessas do Senhor se cumpriram na vida de monsenhor Vasconcellos. O que eram expectativa e sonhos se tornaram realidade, e com frutos. Ele foi testemunha de grandes transformações na sociedade, na Igreja, na política, na maneira de pensar o mundo, mas o Senhor o conduziu e fortaleceu a sua caminhada. Agradecemos a Deus por ter concedido ao monsenhor Vasconcellos o dom da perseverança, e mesmo entre momentos de cruz ou ressureição, ele permaneceu junto do Senhor, sempre procurando a Sua vontade”, disse. 

O zelo de monsenhor Vasconcellos pelas vocações teve destaque na reflexão do arcebispo, entre os vários ofícios e atividades que ele desempenhou no dia a dia da missão nas paróquias, pastorais, administração de sacramentos e direção espiritual.

“Com o coração aberto, monsenhor Vasconcellos procurou ver com os olhos da fé a vida de quem foi chamado por Deus, ajudar os jovens a discernir e fortalecer a vocação, e hoje pode testemunhar a ação de Deus na vida de muitos sacerdotes. A sua vida é um testemunho de quem o Senhor escolheu e concedeu o dom da fidelidade, é um incentivo para todos nós de não perder o horizonte da nossa vida e a certeza que o Senhor conduz a nossa história”, disse.

Carlos Moioli

Foto: Carlos Moioli

Categorias
Categorias