Bispos do Rio de Janeiro participam da primeira reunião do Conselho Episcopal de 2022

Os bispos do Estado do Rio de Janeiro participaram, no dia 9 de março, da primeira reunião do Conselho Episcopal Pastoral Regional Leste 1 (Conser) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2022. 

 

Acolhida

No início do encontro, os bispos acolheram Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar do Rio de Janeiro que fora ordenado no dia 5 de fevereiro e é o mais novo membro do Conser. No Regional Leste 1, Dom Catelan assumiu a missão de assessorar a Pastoral da Educação. 

 

Encontro com Francisco

Os dois principais pontos da pauta do encontro foram a visita Ad Limina Apostolorum e uma mensagem do episcopado por ocasião das eleições de 2022. A visita Ad Limina é realizada a cada cinco anos, quando os bispos vão a Roma encontrar-se com o Santo Padre, visitar os túmulos dos Apóstolos Pedro e Paulo, e apresentar relatório pastoral aos diversos dicastérios da Cúria Romana. A peregrinação dos bispos do Regional Leste 1 terá início no dia 3 de outubro, quando se encontrarão com o Papa Francisco, e vai até o dia 8 de outubro. 

O bispo de Duque de Caxias e secretário do Regional Leste 1, Dom Tarcisio Nascentes, fez exposição sobre a visita Ad Limina com base nos Códigos de Direito Canônico de 1917 e 1983, e apresentou breve crônica sobre as visitas realizadas pelos bispos do regional nos pontificados de São João Paulo II e Bento XVI. Agora em 2022, é a primeira vez que os bispos se encontrarão com o Papa Francisco neste encontro oficial. 

 

Solidariedade em Petrópolis 

Aproveitando a presença de Dom Gregório Paixão, bispo de Petrópolis, Dom José Francisco Rezende Dias, presidente do regional, discorreu sobre a solidariedade da Igreja Católica no Estado do Rio de Janeiro com os afetados pela tragédia das fortes chuvas, e pediu a Dom Gregório que também fizesse Bispos do Rio de Janeiro participam da primeira reunião do Conselho Episcopal de 2022 uma fala sobre a situação atual da cidade. Após um recorte histórico sobre as diversas ocasiões de calamidade que a cidade já enfrentou ao longo dos anos, o bispo disse que as pessoas passaram a olhar imediatamente para aquela que sempre as acolheu, a Igreja Católica. 

“Só no primeiro dia, na Igreja do Alto Serra acolhemos 500 pessoas que estavam sem moradia. Sem o apoio e a ajuda de tantas pessoas conhecidas não seria possível cuidar delas. Mas se houve enxurrada de água, houve também enxurrada de solidariedade”. 

 

Eleições em 2022

Antes de tratar do tema das eleições, padre Fábio, do clero da Arquidiocese do Rio de Janeiro e que atualmente trabalha na Congregação para o Clero na Santa Sé, fez exposição sobre a sua pesquisa para tese de doutorado. Em seguida, passou-se ao segundo ponto de pauta: a apresentação de proposta de Mensagem dos Bispos para as Eleições 2022. A apresentação foi feita por Dom Catelan e, após o debate e sugestões de emendas, o texto seguiu para ajustes e posterior aprovação dos bispos. 

 

Próximos compromissos 

Os bispos participarão entre os dias 25 e 29 de abril da primeira etapa da Assembleia Geral da CNBB que acontecerá no formato on-line. O Conser voltará a se reunir nos dias 8 e 9 de junho. 

 

Organização

O Regional Leste 1 é uma representação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) n o E s t a d o d o Rio de Janeiro. É composto por (arce) bispos de 11 circunscrições eclesiásticas fluminenses que estão divididas em duas províncias. 

Integram a Província Eclesiástica de São Sebastião do Rio de Janeiro a arquidiocese que a nomeia, mais as dioceses de Barra do Piraí – Volta Redonda, Duque de Caxias, Itaguaí, Nova Iguaçu e Valença. 

Já a Província Eclesiástica de Niterói é composta pela Arquidiocese de Niterói, as dioceses de Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo e Petrópolis e a Administração Apostólica Pessoal de São João Maria Vianney. 

Diversas pastorais, movimentos, organismos e institutos estão integrados ao regional por meio das comissões episcopais pastorais, que têm como presidente Dom José Francisco Rezende Dias, arcebispo de Niterói (RJ), vice- -presidente, Dom Gilson Andrade da Silva, bispo de Nova Iguaçu (RJ), e secretário, Dom Tarcisio Nascentes do Santos. Padre Douglas Alves Fontes do Clero de Niterói é o secretário-executivo do regional.

 

Texto e foto: Adielson Agrelos

Categorias
Categorias