Adolescentes da Pastoral do Menor participarão de campeonato de canoa no Havaí

Adolescentes da Pastoral do Menor, participantes do Programa Forças no Esporte (Profesp) do Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), estão classificados para o Campeonato de Canoa Havaiana que será disputado de 13 a 24 de agosto deste ano, no Havaí, Estados Unidos.

Um grupo de 17 adolescentes, alunos da rede pública de ensino, moradores de áreas e complexos de favelas da zona norte do município do Rio de Janeiro e assistidos pela Pastoral do Menor da Arquidiocese do Rio de Janeiro, terão a chance de escrever seus nomes na história do esporte em uma competição internacional.

Há mais de 20 anos, a Pastoral do Menor é parceira na realização do Programa Forças no Esporte, um programa social do Governo Federal destinado a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, matriculados na rede pública de ensino e que sejam moradores das áreas vulneráveis da cidade. Nesta parceria, através do Projeto Pleitear, a pastoral é a responsável pela seleção das crianças e adolescentes, bem como pelo acompanhamento familiar nos territórios.

De acordo com a assistente social Yanka Martins, profissional da Pastoral do Menor responsável por acompanhar a parceria entre Pastoral e Programa Forças no Esporte, a oportunidade de participar de um campeonato internacional no Havaí é grandiosa e capaz de romper com diversos paradigmas, não só na vida desses adolescentes, mas também de seus familiares e de todo seu entorno.

“Conquistas como essas são capazes de mostrar que por meio das políticas sociais podemos caminhar rumo à transformação social, à realização de sonhos e conquistas que muitas vezes foram inimagináveis. São moradores de Acari, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Penha, territórios que cotidianamente são impactados pela violência e violação de direitos humanos. A possibilidade do campeonato no Havaí amplia horizontes para além do mundo do esporte”, destacou a assistente social.

É importante destacar que a viagem está condicionada à captação de recursos para a inscrição e hospedagem para que os adolescentes possam participar da competição.

 

Da Redação

 

Categorias
Categorias