Agostinianos recoletos iniciam campanha para a construção da Igreja de Santa Rita de Cássia

A comunidade católica reunida na Barra da Tijuca e entorno se mobilizou na união de esforços, junto à Paróquia Santo Agostinho, no Novo Leblon, para o lançamento da pedra fundamental da nova Igreja de Santa Rita de Cássia, que aconteceu no dia 19 de junho de 2022.

Os freis agostinianos recoletos, estabelecidos no Rio de Janeiro há 102 anos e na Barra da Tijuca desde 1982, ainda nesse ano iniciarão a construção do novo templo, cuja devoção a Santa Rita de Cássia foi escolhida em dezembro de 2021, através de consulta popular à comunidade paroquial, dentre outros santos agostinianos, quando da celebração presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, para a bênção da cruz de concreto instalada no lote onde será erigida a nova igreja.

O terreno de 9 mil metros quadrados na Avenida das Américas, junto ao condomínio Santa Mônica, abrigará um belíssimo conjunto arquitetônico projetado pela arquiteto e urbanista Edmundo Musa, composto de três grandes edificações integradas, sendo:

– O templo com capacidade para 900 fiéis sentados, também contando com auditório para público de 150 pessoas, além de cripta com columbário com previsão de 850 receptáculos para a guarda de urnas com as cinzas dos fiéis cremados;

– O Centro Pastoral que contará com 11 salas para as atividades pastorais; a secretaria paroquial e uma livraria para a oferta de objetos religiosos;

– O Centro Social que contará com salão paroquial, cantina e um espaço para o serviço social de atendimento médico, costura e sala de doações, além de ala residencial.

Considerando o vulto da dimensão desse desafio que consiste em edificar e equipar o novo templo e o Centro Pastoral Social com um enxoval que faça jus à modernidade e confortos pretendidos ao usufruto dos paroquianos, desde já iniciadas as campanhas de captação de recursos.

Os freis agostinianos recoletos, que estão à frente do projeto, convidam os fiéis a serem “fiéis operários”, colaborando com as obras. As contribuições podem ser feitas através de cartão, depósito ou Pix em nome da Paróquia Santo Agostinho, Banco Itaú (341), agência 8113, conta corrente 99692-3, CNPJ 34.148.486/0010-12 – Pix: projetonovaigreja@gmail.com. A contribuição no cartão pode ser feita em até 12 vezes.

Doações de maior vulto para benfeitorias específicas como sinos, vitrais, bancos, mármores para o piso, falar diretamente com o pároco, frei Juan (João) Ormazabal.

Desde a primeira cerimônia no lote, realizada em 19 de dezembro de 2021, recentemente na festa da padroeira Santa Rita de Cássia, em 22 de maio deste ano, e também no lançamento da pedra fundamental, em 19 de junho de deste ano, está sendo também montada uma estrutura de apoio para venda de alimentos, bebidas e souvenirs, como bottons, escapulários, imagens e provável réplica da maquete da igreja, no intuito do engajamento do povo de Deus nesse sonho que se transformará em realidade com a contribuição de todos que estão desafiados a levantar, tijolo a tijolo, este projeto de salvação.

 

Da Redação

 

 

Categorias
Categorias