São João Batista e a alegria da vida

Em preparação à festa do padroeiro, a Paróquia São João Batista, em Campo Grande, realizou a Semana da Vida

 

Em preparação à solenidade da natividade do padroeiro, a Paróquia São João Batista, situada em Corcundinha, no bairro de Campo Grande, realizou a Semana da Vida, com momentos de adoração, ação de graças, oração e formação.

Segundo o pároco, padre Antônio Cleidivan Bezerra Vieira, a inspiração para esta semana surgiu com o desejo de destacar a importância da defesa e abertura à vida. A paróquia promoveu o evento na festa do padroeiro por ocasião da Igreja celebrar a Natividade de São João Batista em que muitos “se alegraram com o seu nascimento” (Lc 1,14).

A abertura da Semana da Vida, no dia 18 de junho, contou com a presença do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que presidiu a missa transmitida pela RedeVida de Televisão, para O Rio Celebra. Na ocasião, o arcebispo mencionou a importância de trazer à luz temas que se oponham à cultura da morte, tão disseminada na sociedade nos dias atuais.

Ainda no dia 18 de junho, a cantora católica Zezé Luz deu testemunho pró-vida, no qual partilhou sobre seu processo de conversão, amadurecimento da fé e encontro pessoal com Deus, após experiência de estupro, aborto e alcoolismo.

No dia 20 de junho, o tema “A cultura da Morte” foi apresentado pela deputada federal Christiane Tonietto, que explicou de forma clara a origem, objetivos e disseminação da cultura da morte, à luz das Escrituras, e mostrou a urgência de, enquanto católicos, propagar a fé, os valores cristãos e a verdade.

A médica Carolina do Val Ramos, no dia 21 de junho, tratou do tema: “Métodos Contraceptivos”. A partir de sua experiência pessoal e tendo como base a medicina e o que a Igreja nos diz sobre o tema, a palestrante apontou os diversos malefícios de tais métodos para a saúde da mulher e da vida em família.

O orientador familiar Marcelo Zanette foi o palestrante convidado para o dia 22 de junho, que teve como tema: “A alegria de ter filhos”. Com vasta experiência em atendimento de casais, abordou o tema, destacando a ideia de que devemos combater a mentalidade antinatalista que enxerga nos filhos apenas as dimensões da renúncia e sacrifício que se encerram em si mesmos.

No dia 23 de junho, Dom Tiago Stanislaw, bispo auxiliar do Rio de Janeiro, trouxe o tema da “Adoção Espiritual”, proposta que consiste em rezar, como pais e mães espirituais, por crianças que estão em risco de serem abortadas. Dom Tiago destacou ainda que esta proposta é fruto das aparições de Nossa Senhora de Fátima, que alertou aos três pastorzinhos sobre a necessidade de rezar pela conversão dos pecadores e fazer penitências em reparação dos pecados que tanto ofendem o coração do Senhor.

Após esta semana produtiva em que muitos temas urgentes foram abordados, houve missa campal em honra a São João Batista e animada festa junina nos dias 24 e 25 de junho. Foi uma semana de intensas atividades em que a comunidade pôde se aprofundar na fé e em temas tão importantes a respeito da vida.

“Que a exemplo de São João Batista, sejamos audaciosos e corajosos para defendermos a vida e testemunharmos a alegria da vida nascente”, disse o padre Antônio Cleidivan.

 

Da Redação

 

Categorias
Categorias