Ambiente de Fé

Um dia de educação ambiental e oração no Santuário Cristo Redentor

 

No dia 13 de maio, o Santuário Cristo Redentor, no Corcovado, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, realizou o evento inédito “Ambiente de Fé”, com mais de oito horas de atividades de oração e educação ambiental. Tudo foi transmitido pelo canal oficial do Santuário Cristo Redentor: youtube.com/cristoredentoroficial.

O evento teve início na parte da tarde, com o Terço da Misericórdia conduzido pela irmã Chiara e Irmã Zélia. Em seguida, foram realizadas quatro palestras: “Meio ambiente e a necessidade de preservar”, “O papel do Santuário sobre a consciência da casa comum”, “O Redentor nos convida a contemplar e preservar” e “Parceria – Parque e Santuário, unidade para preservar”.

Às 18h, o Instituto Hesed conduziu o Terço Mariano, seguido de pregação com o tema: “O Espírito artífice da Criação”, feito por Ironi Spuldaro.

O evento terminou com missa, às 20h30, presidida pelo padre Roger Luis e animada pela cantora Adriana Arydes, seguida de adoração ao Santíssimo Sacramento.

Segundo o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, esse dia de atividades reforçou a vocação primeira do Cristo Redentor como santuário, que pauta as suas ações nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

“Em tudo o que fazemos sempre queremos deixar um legado socioambiental e educativo como referência para o povo do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo. Somos a extensão dos braços do Cristo Redentor, que acolhe todos sem distinção. Ao longo dos seus 90 anos, o Cristo Redentor sempre se destacou no cenário nacional e internacional como porta de entrada do turismo brasileiro, maior monumento em art déco do mundo e santuário católico, um local sagrado que recebe peregrinos do mundo inteiro. Ele é o símbolo nacional de fé e esperança desde a sua construção”, destacou padre Omar.

“Uma nova percepção do Santuário Cristo Redentor, inserido no Parque Nacional da Tijuca, permite uma conformação, uma inter-relação harmoniosa da atividade religiosa com a de educação ambiental, envolvidas em um contexto de ecoturismo religioso ou turismo ecoreligioso. Essa é a unidade Parque-Santuário que venho expor a fé, movendo as pessoas a conhecer para preservar”, afirmou o procurador federal Frederico Rios Paula.

“O Santuário Cristo Redentor tornou-se um expoente da Igreja Católica no diálogo com a sociedade, levando os valores sustentáveis de preservação e promoção social através de suas ações”, evidenciou o advogado do Santuário Cristo Redentor, Rodrigo de Souza.

 

Renato Saraiva

 

Categorias
Categorias