Amor em família: vocação e caminho de santidade (Para ser lida no final das missas deste final de semana)

Por ocasião do 10º Encontro Mundial do Papa com as Famílias (22 a 26 de junho de 2022), que marca o encerramento do Ano da Família Amoris Laetitia, envio esta mensagem a todos os diocesanos com o objetivo de incentivar e animar a vocação à vida de famílias cristãs no mundo de hoje.

Em nossos dias, num mundo que se tornou estranho e até hostil à fé e aos grandes valores que permeiam a vida humana, as famílias cristãs são de importância primordial. O lar cristão é o lugar em que os filhos recebem o primeiro anúncio da fé e as bases de tudo o que levarão para a sua vida. O Concílio Ecumênico Vaticano II chama a família usando a expressão “Igreja doméstica”, e o Catecismo da Igreja Católica afirma: “A família cristã é uma comunhão de pessoas, vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (n.2205). Que Cristo seja o centro de nossas famílias e de nossas vidas.

As famílias cristãs devem ser protagonistas de união em meio a uma sociedade marcada pelas divisões e intolerâncias, cuidando para que a nossa casa seja um lar de paz, respeito e carinho; e que, sobretudo, transmita a fé! Se quisermos construir um futuro melhor para o nosso país, essa base deve ser iniciada na família, ensinando os valores cristãos aos filhos e netos, e testemunhando a importância e a responsabilidade que é cuidar de uma família. Um grande trabalho para a Dimensão Familiar de nossa arquidiocese.

Rezemos por nossas famílias, em especial por aquelas que passam por dificuldades. Como Igreja arquidiocesana agradecemos pelo Ano da Família e pelo Encontro Mundial das Famílias, e exorto para que vivenciemos em clima de oração,  unidade e fraternidade estes dias em que estamos mais intimamente unidos às famílias cristãs de todo o mundo. Olhando com confiança para o futuro, construamos um novo tempo! Que a Sagrada Família de Nazaré seja um exemplo para cada família e a proteja de todos os males e perigos. Que o amor em família ilumine a vocação e o caminho de santidade de todos.

 

Orani João Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro

 

 

 

Categorias
Categorias