‘Amor em família: vocação e caminho de santidade’

Foi realizado de 22 a 26 de junho, no Vaticano, o 10º Encontro Mundial do Papa com as Famílias, que teve como tema: “Amor em família: Vocação e caminho de santidade”, marcando o encerramento do Ano da Família Amoris Laetitia.

Em sintonia com o Papa Francisco, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realizou programação com muita espiritualidade, formação e confraternização.

No início de 2022, as famílias cariocas participaram das pré-catequeses em função do 10º Encontro Mundial do Papa com as Famílias, com temas da atualidade escolhidos pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro e referencial da dimensão familiar, Dom Antonio Augusto Dias Duarte.

O primeiro encontro foi em março, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Todos os Santos, com o padre Antônio José Afonso da Costa, e teve como tema: “O vírus do amor”.

A segunda pré-catequese com o tema: “Máscaras digitais” foi realizada em abril, na Paróquia São Marcelino de Champagnat, em Jacarepaguá, com o casal Jorge e Neíte.

O terceiro encontro foi na Paróquia São Geraldo, em Olaria, com o tema: “Dose de reforço familiar”, com o diácono Melquisedeque e Ana Paula. Ao final teve almoço de confraternização oferecido pela Pastoral Familiar da comunidade, com o apoio do pároco local, padre Júlio Cesar Costa da Silva.

Aquecidos com as pré-catequeses foi realizado na semana do 10º Encontro Mundial do Papa com as Famílias. A   cerimônia de abertura ocorreu no Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, em 22 de junho, quando Dom Antonio Augusto e membros da Pastoral Familiar rezaram a Oração do Ângelus.

No Santuário de Adoração Perpétua, a Igreja de Sant’Ana, no Centro, houve a Hora Santa das Famílias, no dia 23 de junho, presidida por Dom Antonio Augusto e animada pelo missionário Izaías Carneiro, da Comunidade Coração Novo.

No dia 23 de junho, foi realizado, no Santuário da Penha, o Terço das Famílias, conduzido pelo reitor, padre Tiago Sardinha.

Em comunhão com Roma, no dia 25 de junho, Dom Antonio Augusto presidiu missa na Catedral de São Sebastião, no Centro, seguida de testemunho da cantora católica Aline Venturi e  catequese com a psicóloga especialista em família, a mineira Maria Célia, mãe de seis filhos.

No domingo, 26 de junho, foi celebrada  missa em ação de graças na Paróquia São Francisco de Assis, no Rio Comprido, presidida pelo frei Ariel Ribeiro da Costa, seguida de confraternização.

 

Da Redação

 

Categorias
Categorias