Apresentação do Senhor e Vida Consagrada

A Apresentação de Jesus no Templo, festa litúrgica que a Igreja celebra no dia 2 de fevereiro, serve de inspiração para a Jornada Mundial da Vida Consagrada, que é vivida nesta mesma data por indicação do Papa João Paulo II, de tão saudosa memória.

A Festa da Apresentação de Jesus no Templo remonta ao século IV, em Jerusalém. No curso do tempo, a festa celebrou a experiência de Maria, que, em obediência à lei, foi ao Templo, passados 40 dias do nascimento de Jesus, para apresentá-Lo ao Pai e para cumprir o rito da própria purificação. Esse foi o momento do primeiro “encontro oficial” de Jesus com seu povo, na pessoa do ancião Simeão, que, ao ter em seus braços o Menino, prorrompe naquele canto que a Igreja repete a cada dia no último ofício da Liturgia das Horas, o Nunc dimittis. Daí que esta festa, nas Igrejas Orientais Católicas e também nas Ortodoxas, seja chamada “o Santo Encontro” (hypapante) do Senhor. É um encontro e uma manifestação, dado que Maria, ao entrar no Templo, manifesta ao mundo aqu’Ele que deu a Lei e a realiza, e acompanha o Filho em seu primeiro oferecimento ao Pai.

Apesar da tradição, esta festa só assumiria um significado eminentemente cristológico com a Reforma Litúrgica de 1966. A consagração de Jesus ao Pai, realizada no Templo, anuncia já a sua oferta sacrificial na Cruz, da qual Maria será profundamente participante, como permite entrever a profecia anunciada por Simeão: “Uma espada te trespassará a alma”.

O estado de vida religioso na Igreja é percebido como um grande dom! Nesse estado, através dos conselhos evangélicos (pobreza, castidade e obediência), homens e mulheres querem imitar mais de perto o Cristo, pobre, casto e obediente. A Vida Consagrada na Igreja é manifestada através dos Institutos Religiosos (fuga mundi, votos públicos, vida em comunidade), dos Institutos Seculares (agentes no mundo, votos ou outros vínculos, sem obrigatoriedade de vida em comum). A Vida Consagrada se assemelha às Sociedades de Vida Apostólica (sem votos e vida em comunidade).

A Jornada Mundial da Vida Consagrada, a 2 de fevereiro, estabeleceu-se a partir de 1997, após a Exortação Apostólica Pós-sinodal Vita consecrata, assinada por João Paulo II a 25 de março de 1996. O documento reflete sobre a vida consagrada e sua missão na Igreja e no mundo. “Ao longo dos séculos nunca faltaram homens e mulheres que, dóceis ao chamado do Pai e à moção do Espírito, elegeram este caminho de especial seguimento de Cristo, para dedicar-se a Ele com coração “indiviso” (1Cor 7, 34)”, recorda João Paulo II na introdução de Vita consecrata. E depois define-a como “Dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito”.

Neste ano, celebraremos a 25ª Jornada, e o Santo Padre costuma presidir com os membros dos institutos a celebração desta festa na Basílica de São Pedro, com a presença do arcebispo emérito de Brasília, Dom João Braz de Aviz, como prefeito do Dicastério, que trata dos assuntos relativos a esse bem tão precioso que é a vida religiosa na Igreja.

No âmbito de nossa arquidiocese está instituído um Vicariato para a Vida Religiosa e para as Novas Comunidades, sob a responsabilidade de Dom Roberto Lopes, OSB, cuja missão é dinamizar a ação pastoral e evangelizadora dos religiosos de nossa arquidiocese.

A vida consagrada é um dom precioso para a vida da Igreja e para a sua ação pastoral. Seguir Nosso Senhor Jesus Cristo de modo incondicional, como nos é proposto pelo Evangelho, tem constituído, ao longo dos séculos, a norma derradeira e suprema da vida religiosa (cf. Perfectae caritatis, 2). Na sua Regra, São Bento remete para a Escritura como “norma retíssima para a vida do homem” (n. 73, 2-5). São Domingos “em toda a parte manifestava-se como um homem evangélico, tanto nas palavras como nas obras” (Libellus, 104: in P. Lippini, San Domenico visto dai suoi contemporanei, Ed. Studio Dom., Bolonha, 1982, pág. 110), e assim ele desejava que fossem inclusivamente os seus padres pregadores, ou seja, “homens evangélicos” (Primeiras Constituições ou Consuetudines, 31).

Santa Clara de Assis corrobora plenamente a experiência de São Francisco: “A forma de vida da Ordem das Irmãs pobres, escreve ela, é a seguinte: observar o santo Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo” (Regra, I, 1-2: FF 2750). São Vicente Pallotti afirma: “A regra fundamental da nossa mínima Congregação é a vida de nosso Senhor Jesus Cristo, para O imitar com toda a perfeição possível” (cf. Obras completas, II, 541-546; VIII, 63, 67, 253, 254 e 466). E São Luís escreve: “A nossa primeira Regra e vida consiste em observar, com grande humildade e com amor dulcíssimo e ardente a Deus, o santo Evangelho” (Lettere di Don Orione, Roma 1969, vol. II, pág. 278).

Assim, animados pela consagração integral da vida a Deus e à Igreja, conclamo os fiéis a rezarem para que surjam sempre animadas e santas vocações religiosas para o seguimento de Jesus Cristo, nosso Redentor!

 

Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

Categorias
Categorias