Arquidiocese do Rio receberá visita do núncio apostólico Arcebispo

Arcebispo, diplomata, teólogo e canonista, Dom Giambattista Diquattro assumiu o ofício de representante diplomático permanente da Santa Sé no Brasil, no dia 7 de janeiro de 2021.

O núncio apostólico no Brasil estará em visita Arquidiocese do Rio de Janeiro nos dias 26 e 27 de março, sendo recebido pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta. Entre as atividades da agenda, presidirá celebrações, se reunirá com os bispos fluminenses e irá conhecer dois santuários arquidiocesanos.

É a primeira vez que Dom Giambattista estará em visita ao Rio de Janeiro desde que assumiu a Nunciatura Apostólica no Brasil, com sede em Brasília. Ele foi nomeado pelo Papa Francisco no dia 29 de agosto de 2020, e chegou em Brasília, no dia 7 de janeiro de 2021, dando início a sua atuação diplomática no país após a entrega da carta credencial ao presidente da República.

Dom Giambattista, que sucedeu a Dom Giovanni d’Aniello transferido para a Rússia, chegou ao país em plena pandemia da Covid-19, o que dificultou suas atividades, sendo necessário participar de reuniões e eventos por meio de plataformas digitais, tais como a Assembleia Geral dos Bispos, realizada em abril de 2021. Um dos lugares que fez questão de visitar e celebrar, de forma presencial, foi o Santuário de Aparecida SP, em novembro de 2021.

Antes da visita ao Rio, o núncio passará pela Arquidiocese de Curitiba PR, e após o Rio, seguirá para a Arquidiocese de Vitória (ES).

 

PROGRAMAÇÃO

No primeiro compromisso de sua visita ao Rio de Janeiro, em 26 de março, Dom Giambattista presidirá missa na Capela do Palácio Episcopal São Joaquim, na Glória, às 9h, com transmissão para todo o país pela RedeVida de Televisão, Rádio Catedral, e demais meios e mídias da arquidiocese, com a presença de Dom Orani e seus bispos auxiliares.

Ainda na parte da manhã, com início às 10h30, no 6° andar do Edifício São João Paulo II, na Glória, Dom Giambattista se reunirá com todos os bispos
das dioceses da Províncias Eclesiásticas do Rio de Janeiro e de Niterói, que integram o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Na parte da tarde, Dom Giambattista visitará as religiosas da Congregação Nossa Senhora de Belém, no Pechincha, em Jacarepaguá. A congregação,
fundada pela Madre Maria Helena Cavalcanti, tem como carisma prolongar o mistério da Encarnação no meio estudantil laicizado, na catequese e no esforço missionário da Igreja.

Em seguida, passará pelo bairro de São Conrado para ver e conhecer a comunidade da Rocinha, e visitará os santuários arquidiocesanos Cristo Redentor, no Corcovado, e Nossa Senhora da Penha, na Penha.

No segundo dia da visita, 27 de março, às 8h30, Dom Giambattista entrará, acompanhado de Dom Orani, na Catedral de São Sebastião às 9h, presidirá missa solene, com a presença dos bispos auxiliares e eméritos da arquidiocese, de membros do Cabido Metropolitano, da Vida Consagrada, das Novas Comunidades, de representantes de organismos arquidiocesanos, pastorais, associações e movimentos, e fiéis em geral. Após a celebração, o núncio irá para o Aeroporto Santos Dumont, onde seguirá para seu próximo compromisso.

 

TRAJETÓRIA NA IGREJA

Dom Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, na região da Emília-Romagna, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote no dia 24 de agosto de 1981 pelas mãos do bispo de Ragusa, Dom Ângelo Rizzo.

Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, e um novo mestrado, em teologia dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1 de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York e, mais tarde, na Secretaria de Estado do Vaticano e na Nunciatura Apostólica na Itália.

Em 2 de abril de 2005, o Papa João Paulo II o nomeou arcebispo titular de Giru Mons e núncio apostólico no Panamá, recebendo a ordenação episcopal em 4 de junho do mesmo ano. Foi o último clérigo italiano a servir durante o pontificado de João Paulo II que recebeu a nomeação episcopal.

O Papa Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia, em 21 de novembro de 2008. Em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou núncio apostólico na Índia e no Nepal, e por último, em 29 de agosto de 2020, núncio apostólico no Brasil.

CARLOS MOIOLI

Foto: Isac Nóbrega

Categorias
Categorias