Arquidiocese lançará Campanha da Fraternidade 2022 sobre Educação

A Arquidiocese do Rio de Janeiro fará o lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 que aborda sobre Fraternidade e Educação, no dia 19 de fevereiro, às 8h30, na Catedral de São Sebastião, durante missa presidida pelo arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta. 

O evento, organizado pelo Vicariato Episcopal para a Educação e o Vicariato Episcopal para a Caridade Social, poderá ser acompanhado pela RedeVida de Televisão, WebTV Redentor, Rádio Catedral e mídias da arquidiocese. 

 

CF 2022 

Celebrada no período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF) convida a todos a imitar a misericórdia do Pai, repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno. A iniciativa está ligada à caminhada quaresmal como um dos modos de viver a espiritualidade deste tempo favorável. 

Em 2022, a CF tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Seu início se dá na abertura da Quaresma, dia 2 de março, na Quarta-Feira de Cinzas. 

Trata-se, em 2022, da terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema da educação em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. 

 

Objetivo Geral

A Campanha da Fraternidade de 2022 convida a promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

 

Objetivos específicos 

  1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia. 
  2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação. 
  3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus. 
  4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino. 
  5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum. 
  6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino. 
  7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres. 

 

Cartaz

No cartaz, diante da mulher, surpreendida em flagrante adultério, e que está prestes a ser apedrejada, Cristo, Divino Mestre e Educador, apresenta um novo ensinamento que se revela como um verdadeiro ato de esperança no ser humano. Jesus educa de maneira pedagógica, integral e a partir de uma ação repleta de sabedoria e amor. Este é o único momento em que o Evangelho mostra Jesus escrevendo. Não se sabe o que Ele escreveu. Sob a luz da espiritualidade quaresmal, o autor apresenta uma releitura da cena com uma possível escrita sobre o chão: amor e sabedoria, palavras retiradas do lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26). 

As pedras espalhadas pelo chão resumem parte do desfecho daquilo ensinado por Jesus. “Vai e não peques mais”. Palavra que inaugura um novo estilo de vida marcado pela conversão. O cartaz direciona o interlocutor ao Mestre Jesus, o centro da fé. Convertidos pela Palavra e comprometidos com a vida, dom e compromisso, nosso olhar se dirige a Jesus que é mostrado em perfil, em pé e com disposiArquidiocese lançará Campanha da Fraternidade 2022 sobre Educação ção corporal curva em direção à mulher posta a juízo. A cabeça de Jesus, emoldurada por um círculo, auréola, é o eixo do cartaz, lugar onde parte a inteligência, a sabedoria e, por consequência, a “Palavra de vida eterna” (Jo 6.68). 

A disposição da mulher, também curva no cartaz, se coloca a ouvir, aprender e percorrer uma nova vida que brota da Cruz. Sua cabeça é aparelhada com os pés da Santa Cruz, esta que aparenta suave como marca d’água ao fundo do cartaz. Duas cores predominam no cartaz: verde e laranja. A cor verde para lembrar o que é vivo e, a cor laranja a instigar a fidelidade criativa, própria do seguimento. Estas duas cores darão a qualidade visual de todo material da CF, a fim de induzir a lembrança ao tema e ao lema escolhidos para o ano de 2022. Tanto a mulher quanto Jesus têm-se na área peitoral, o repouso da mão, gesto que reflete a interação pedagógica de quem ensinou e de quem aprendeu. 

Sobre o peitoral de Jesus, um pequeno coração em cor vermelha, este, a comprimir o gesto misericordioso e educador refletido nesta arte. Inspirados por Ele, todos são convocados a pensar a integralidade da educação. Ela perpassa todos os aspectos da vida humana. “Com Cristo, aprendamos a falar com sabedoria e ensinar com o amor. Eis o tempo de conversão e compromisso!”. 

 

DA REDAÇÃO

Categorias
Categorias