Dom Antonio Catelan é ordenado bispo auxiliar do Rio de Janeiro, o primeiro padre formado na Diocese de Umuarama

“Em primeiro lugar e acima de tudo, Deus, Nosso Senhor! A ele minha ação de graças por sua bondade sem limites! Primeiramente, pela maior de todas as graças que é a de ter conhecido seu Filho, Jesus Cristo, e ter sido chamado à fé n’Ele”, disse na sua mensagem o novo bispo titular de Tunes e auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Antonio Luiz Catelan Ferreira, ordenado na Catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama (PR), no dia 5 de fevereiro. 

“Depois, por todas as outras: ter sido acolhido com amor e educado em uma família cristã, ter sido chamado a ser presbítero e recebido incontáveis outras graças. E agora, por ter me chamado a este ministério de sucessão apostólica”, revelou Dom Catelan, nomeado pelo Papa Francisco no dia 24 de novembro de 2021. 

“Esta ação de graças pela bondade divina” – acrescentou Dom Catelan – “não pode ser apresentada sozinha. Junto a ela também devo exaltar a misericórdia de Deus, que, apesar de meus pecados e de minha fraqueza, confia em mim. Eu só posso me apoiar em sua fidelidade! Ele escolhe o que no mundo é fraco, exaltando assim a gratuidade de seu amor”. 

 

Ordenantes

 Sucessor dos Apóstolos, Dom Catelan, que escolheu como lema: “Propter testimonium Iesu” (“Por causa do testemunho de Jesus”), recebeu a ordenação episcopal pelas mãos do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, tendo como co-ordenantes o bispo de Umuarama, Dom João Mamede Filho, e o bispo diocesano de Jundiaí (SP), Dom Vicente Costa, que esteve à frente da diocese umuaramense de 2002 a 2010.

 

Acolhida e bênção 

Logo no início da celebração, na mensagem de acolhimento, Dom João Mamede contou a caminhada da Diocese de Umuarama, que se prepara para celebrar, em 2023, o jubileu de 50 anos de criação. Entre os frutos de presença e de evangelização, destacou a eleição de Dom Catelan, o primeiro sacerdote da diocese a chegar ao episcopado. Ao novo irmão de episcopado desejou: 

“Que o Espírito Santo, nosso padroeiro, te acompanhe ao Rio de Janeiro, ao Brasil todo e aonde fores, levando a luz do ensinamento católico e por que não a de Umuarama também, como o senhor já vem fazendo para o lucro e o agrado de muitos há muito tempo, agora no vigor da plenitude do Sacramento da Ordem. 

 

Testemunhas 

Como parte do rito de ordenação, na presença de mais de 30 bispos, entre eles, o arcebispo emérito de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno Assis, e dezenas de sacerdotes, o reitor do Santuário Cristo Redentor e pároco da Paróquia São José, na Lagoa, no Rio de Janeiro, padre Omar Raposo, fez a leitura e apresentou a bula pontifícia de nomeação de Dom Catelan. 

 

Homilia 

Ao iniciar a homilia, Dom Orani agradeceu a Deus por “estarmos todos juntos”, celebrando a ordenação de Dom Catelan, um filho da Diocese de Umuarama “eleito bispo para servir a Igreja”, mas que deve ficar “aberto à missionaridade” para evangelizar onde Deus enviar. 

Ao refletir as leituras, sobretudo o Evangelho, Dom Orani destacou que a “Palavra de Deus era clara e falava ao coração” do ordinando. Embora haja evidências de pessoas capacitadas ao ministério ordenado também para o episcopado, “sempre é o Senhor quem escolhe”, que disse: “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16). “Ao ser ordenado na Diocese de Umuarama, Dom Catelan volta às fontes, às bases, onde nasceu e fortaleceu sua vocação, a entrada e a caminhada no seminário, a ordenação, a vida paroquial, o trabalho pastoral e educacional e todos os demais ofícios que desempenhou como sacerdote. Voltar às origens para recomeçar, e olhar o que Deus faz, fez e fará na vida daqueles que Ele escolhe e que respondem com generosidade o seu ‘sim’”, disse o arcebispo ordenante. 

Ainda na reflexão do Evangelho, Dom Orani destacou que é o Senhor quem escolhe e ao escolher, Ele chama de amigos e não de servos, para revelar o que recebeu de Seu Pai. 

“Nestes tempos de tantas incertezas, a escolha tem toda uma direção. Escolhido pela graça e na gratuidade, o Senhor revela ao coração de seus amigos que é preciso, por meio do anúncio e do testemunho, levar as pessoas a experimentarem o amor de Deus uns com os outros: “que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15,12). O mundo só reconhecerá a comunidade dos cristãos, quando todos fizeram a experiência do amor de Deus e do amor em Deus”, disse. 

Dom Orani destacou que o novo bispo auxiliar irá exercer seus primeiros anos de episcopado numa Igreja que ele já conhece. Ao ser solicitado, Dom Catelan veio, em 2018, para a arquidiocese com o consentimento do seu bispo diocesano para lecionar na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 

“A cidade do Rio de Janeiro tem suas belezas, mas também mazelas, com suas necessidades urgentes e complexas. Ainda é uma terra de missão. A presença dos bispos nos vicariatos é uma oportunidade de acompanhar e ficar mais próximos dos sacerdotes e do povo. Ao trabalhar juntos, vamos apreendendo em comum as várias situações e soluções”, disse. 

O arcebispo concluiu sua homilia agradecendo a oporDom João Mamede, Cardeal Tempesta e Dom Vicente Costa Cardeal Tempesta, Dom Catelan e bispos concelebrantes tunidade que o Santo Padre lhe concedeu de mais um bispo auxiliar para repartir o serviço na condução da arquidiocese. 

“Com toda a sua experiência de uma Igreja sinodal, Dom Catelan traz sua experiência de Umuarama e de todos os lugares por onde passou a serviço da Igreja. Agora, como bispo escolhido pelo Senhor para ser seu amigo, dará continuidade na sua missão de construir um mundo mais justo, humano e fraterno. Por onde for, anunciará a Boa Notícia como testemunha de Jesus Cristo, por isso foi chamado ao episcopado”, concluiu Dom Orani.

 

Gratidão 

No final da celebração, Dom Catelan fez um discurso de agradecimento, destacando o chamado de Deus, a eleição por parte do Papa Francisco, a presença dos bispos, sacerdotes, dos(as) religiosos(as) e do povo de Deus, e todo o apoio e orações que recebeu por ocasião da ordenação. Fez um agradecimento especial a sua mãe, Maria, as suas irmãs, Tânia e Clarice, e aos seus demais familiares, inclusive ao seu pai, Luiz, já falecido. 

De maneira especial, referiu-se a sua Diocese de Umuarama, que está se preparando para celebrar o jubileu de 50 anos de história, guiada pelo Espírito Santo. 

“Aqui recebi a fé e aprendi a ser cristão. Aqui recebi os testemunhos de tantas pessoas que amam a Igreja e se dedicam à evangelização. Aqui fui chamado ao sacerdócio e ordenado. O que aqui eu recebi, levo comigo para sempre”, destacando os testemunhos sacerdotais dos presbíteros e bispos”, disse.

Por fim, Dom Catelan dirigiu seu pensamento e coração para a Mãe de Jesus: “Como acolheu e acompanhou seu filho neste mundo, eu peço que também, de junto d’Ele, continue a me acompanhar. Peço que me faça participante das virtudes de sua alma – toda de Deus e toda solícita pelos discípulos de seu Filho –, que me guarde sob o seu olhar e me ajude a ser um bom bispo”.

Carlos Moioli 

Foto: @dominefotofrafiareligiosa

Categorias
Categorias