Avança a construção na Barra da Tijuca da Igreja Santa Rita de Cássia

É o olhar da comunidade que reside no entorno da área localizada de frente para a Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, em meio aos condomínios residenciais e corporativos no entorno, em frente ao empreendimento Vogue Square, esse registro das fotos, evidenciando a evolução da obra de construção do belíssimo conjunto arquitetônico.

A Igreja Matriz Santa Rita de Cássia está sendo construída, através da união de esforços da comunidade reunida na Paróquia Santo Agostinho, do Novo Leblon, tendo à frente o pároco, frei Juan Jose Ormazabal, e não será apenas uma edificação significativa se destacando na paisagem.

Concebida com arquitetura moderna e todos os requintes construtivos do momento, com projeto a cargo do arquiteto Edmundo Musa e equipe da Arq&Urb, o complexo será composto por quatro áreas distintas distribuídas no lote de aproximadamente 9 mil m2.

Na área do Templo, além do espaço para celebração de missas para até 770 pessoas, o espaço contará ainda com cripta, columbários e auditório. 

O Centro de Pastoral contará com 11 amplas salas de catequese, onde a evangelização vai chegar a centenas de crianças, jovens e adultos. 

O Centro Social será o local onde a vocação solidária dos agostinianos recoletos ficará ainda mais presente, contando com uma policlínica dotada de sete consultórios para atendimento popular, com especialidades, como pediatria, clínica geral e odontologia,  levando cuidados médicos àqueles que estão excluídos, ainda contando com espaços destinados aos trabalhos sociais da paróquia, como a “Oficina Santa Rita”, que promove atividades de costura, e o “Macarrão com Salsicha”, que, semanalmente, distribui milhares de quentinhas à população em situação de rua, que sofre com a insegurança alimentar na área central da cidade.

Completando esse bem pensado complexo arquitetônico, a Área de Convivência será composta por uma generosa paisagem verde com caminhos de peregrinação, via-sacra, anfiteatro, espaço para crianças e ambientes voltados à contemplação da vida de Santo Agostinho e Santa Rita. No jardim denominado Toma e Lê será estimulada aos fiéis a experiência de conversão de Santo Agostinho.

Outro jardim será dedicado à vida de Santa Rita e levará os fiéis à reflexão sobre trechos da sua vida. Haverá uma réplica do poço original onde Santa Rita pegava água para regar o ramo seco que se tornou uma grande videira, além de outro jardim de rosas, ambos previstos para completar esta experiência de fé e santidade.

Iniciadas há cinco meses, as obras estão avançadas, toda a fundação já está em vias de ser concluída e as primeiras lajes já foram concretadas. 

No mesmo local, já está em atividade uma acolhedora capela para onde foi transferida uma missa diária da paróquia e nela os fiéis participam da Eucaristia e acompanham de perto a construção da nova matriz. 

Segundo o pároco, frei Juan, “a região passa por uma grande expansão imobiliária, que promoverá a chegada de centenas de novas famílias à região paroquial, reforçando a importância e a necessidade da ação pastoral para que estas famílias tenham onde buscar os sacramentos e construírem a sua santidade”.

A inauguração está prevista para o dia 22 de maio de 2024, dia da padroeira Santa Rita de Cássia, e, para a constância do cronograma em andamento, todos estamos convidados a participar da campanha “Construindo a nossa Cruz”, que está arrecadando recursos, em unidade com toda a comunidade, para a construção da Cruz que será instalada no alto da fachada da nova matriz, medindo 16m de altura e 6m de largura.

O desafio é arrecadar R$ 120.943,14 até o dia 22 de abril de 2023.

Colabore nessa união de esforços que não é só dos moradores da Barra da Tijuca ou dos cariocas, pois também abraça todas as famílias envolvidas na educação de qualidade dos colégios agostinianos recoletos em todo o Brasil, sempre uma referência na sociedade, seja pela qualidade do ensino como também na transmissão dos valores humanos e religiosos do nosso Pai Santo Agostinho, difundindo esse carisma através do testemunho atualíssimo de nossos padroeiros.  

O pároco, frei Juan, ressaltou que “Santo Agostinho é sempre esse homem atual que, inquieto, busca a Deus, busca a verdade e se entrega incondicionalmente ao Senhor. Numa vida de testemunho em comunidade e com Santa Rita, aprendemos o valor da perseverança, na entrega absoluta à vontade de Deus, até compartilhando as dores da Paixão, confiante que também nossa comunidade paroquial seja sementeira de vocações generosas e fiéis ao chamado do Senhor”.

Destacando a grandiosidade e necessidades da obra, frei Juan também convida a todos para interceder e conhecer mais do projeto, através das redes sociais da paróquia, ajudando na divulgação e, na medida do possível, também contribuindo:

https://matriz.psarj.com.br/construindo-a-nossa-cruz/

PIX: projetonovaigreja@gmail.com

 

Elmair Neto

 

Categorias
Categorias