Seminaristas são admitidos entre os candidatos às Ordens Sacras no Ano Vocacional Missionário

“O mestre está aí e te chama” (Jo 11, 28)

 

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu, no dia 25 de março, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, a solene celebração eucarística, na qual 16 seminaristas do Seminário Arquidiocesano de São José foram admitidos entre os candidatos às Ordens Sacras. 

A turma de seminaristas que adotou o lema: “O mestre está aí e te chama” (Jo 11, 28) é: Bruno Fernandes Carvalho, Carlos Eduardo Carneiro Costa Hermeto, Felipe Mesquita da Silva, Gabriel de Jesus Nunes de Almeida, Gabriel de Souza Gomes, Gabriel dos Santos Alves, Hygo do Nascimento, Joanderson Henrique Macena dos Santos, João Pedro Xavier da Silva, Juan Bittencourt de Andrade Santos, Lucas Carvalho Borges Manhães, Luiz Gustavo Menezes do Nascimento, Pedro Ivo Abreu de Freitas, Rafael Clóvis Pereira de Andrade, Vinícius Rodrigues da Rocha Brum e Willian Oliveira de Sá.

Através do Rito da Admissão, os candidatos manifestam publicamente a vontade de se entregarem a Deus e à Igreja, para exercer ministério sagrado. A Igreja, por sua vez, ao receber este oferecimento, escolhe-os e chama-os, a fim de que eles se prepararem para a recepção da mesma Ordem Sacra a que aspiram e, desta forma, serão eles agregados regularmente entre os candidatos ao diaconato ou ao presbiterato. 

 

Acolhimento

Logo no início, Dom Orani agradeceu a acolhida feita pelo pároco, padre Valtemário Silva Frazão Junior, que de “de coração aberto” abriu as portas da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes para que os seminaristas fossem admitidos às Ordens Sacras: “Agradecemos a Deus por tantos dons e tantas graças”. 

O arcebispo agradeceu a presença dos sacerdotes e formadores: “É muito bom ver o acompanhamento dos padres, mesmo com as atividades que têm no final de semana”. Manifestou ainda alegria em acolher a todos, sacerdotes, diáconos, consagrados, seminaristas e povo de Deus, na qual pediu a Deus para que “confirme o chamado de cada um”. Aos pais e parentes dos seminaristas lembrou que é muito importante “acompanhá-los, rezar por eles e estar junto nessa etapa de suas vidas na caminhada vocacional”.

 

Concelebrantes

Entre os sacerdotes concelebrantes estavam o reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, cônego Leandro de Souza Câmara, o futuro reitor nomeado, cônego Jorge André Pimentel Gouvêa, que tomará posse no próximo dia 24 de maio, o vigário episcopal do Vicariato Norte, cônego Aldo de Souto Santos, o vigário episcopal do Vicariato Suburbano, padre Rogério Heleno Pereira Félix, e o vigário episcopal do Vicariato para a Educação, padre Thiago Azevedo Pereira. 

 

Anúncio da salvação

Na homilia, Dom Orani convidou a todos para ficarem atentos à Palavra do Senhor, na qual as catequeses dos “abençoados” domingos do tempo da Quaresma ajudam a viver a vida batismal com intensidade. 

Na reflexão do Evangelho – sobre o episódio da ressurreição de Lazáro (Jo 11,1-45), na qual Jesus se apresenta como “Eu Sou a ressureição e a vida” –, Dom Orani evidenciou a missão dos candidatos que são admitidos às Ordens Sacras e muito mais, no futuro, quando ordenados para servir a Igreja.

“Esses nossos irmãos seminaristas que, de certa forma eu conheço bastante porque me acompanham mais de perto como cerimoniários nas celebrações pela arquidiocese, hoje são admitidos às Ordens Sacras para ser aqueles, depois como sacerdotes, que irão anunciar, proclamar e testemunhar a verdadeira vida que é Jesus Cristo”, disse. 

O arcebispo lembrou o compromisso dos sacerdotes no cotidiano da missão, de maneira especial no tempo da Quaresma, que é um tempo de penitência, oração e reconciliação, de ajudar as pessoas a renovar as vidas, a viver como novas criaturas.

“Nós bendizemos o Senhor por esses jovens que dispõem a percorrer o caminho da formação e nutridos pela Palavra de Deus, se preparam para a missão, de ir ao encontro das pessoas para anunciar a vida, a salvação, de retirá-las de seus túmulos, trazer de volta à verdadeira vida e dar testemunho das maravilhas que o Senhor, Jesus Cristo, faz na vida de cada um”, disse.

Na conclusão da homilia, Dom Orani lembrou que em vista do Ano Vocacional Missionário, a arquidiocese irá começar um tempo de oração pelas vocações sacerdotais, para que o Senhor possa suscitar operários para a sua vinha, e continuar o trabalho de evangelização na grande cidade: “A admissão às Ordens Sacras é uma constatação dos passos dados para o futuro, das quais rezamos pelos nossos irmãos para que possam fazer um belo itinerário, e depois como sacerdotes, possam trazer as pessoas à vida, que é Jesus Cristo”.

 

Oração pelas Vocações

No final da celebração, o reitor do Seminário Arquidiocesano de São José, cônego Leandro de Souza Câmara, convidou os jovens presentes na celebração para se aproximarem do presbitério, convidou cada um a discernir com carinho o chamado do Senhor para a vida ministerial, concluído com a oração oficial que será feita nas paróquias durante o Ano Vocacional Missionário.

 

Mensagem do reitor

Feliz por acompanhar e testemunhar uma nova etapa dos seminaristas ao receberem às Ordens Sacras, o cônego Leandro Câmara disse: 

“O lema ‘O Mestre está aí e te chama’ (Jo 11,28), soa tão familiar essa expressão… Não podia ser diferente, pois ela é proveniente de um contexto de proximidade. 

Não é uma proximidade qualquer, mas estritamente aquela que experimentam os íntimos entre si. Por exemplo, os familiares que cultivam grande afeto mútuo, também os legítimos amigos.

Em tempos de grande dispersão, é cada vez mais urgente viver a proximidade. Não é sem razão que o Santo Padre nos tem dito sobre as três proximidades. 

Meus queridos seminaristas, hoje vocês deram um passo importante na caminhada vocacional. 

A Igreja foi a voz de Maria, irmã de Lázaro, ao reconhecer em vocês os sinais legítimos da vocação para o sacerdócio ministerial, ao lhes dizer: “o Mestre está aí e te chama”. 

Te chama: Bruno, Carlos Eduardo e Felipe, para estar com Ele não mais sair…

Ele está aí: Gabriel de Jesus, Gabriel Gomes e Gabriel Alves, para serdes dele, tanto o quanto um de vocês o traz no próprio nome. 

É o Mestre que lhes viu com amor e lhes chamou, Hygo, Joanderson, João Pedro e Juan.

Lucas, Luís Gustavo, Pedro Ivo e Rafael, Ele está aí! Como sempre, como um amigo inseparável que quer permanecer sendo o que é.

Ele quer que o acompanhemos, Vinícius e William, num caminho sem volta, para sempre com Ele estar e o coração não vir a esfriar.

Bendito seja Deus por este dia! É uma alegria ver vocês, ao pé do presbitério, prestes a dar os passos seguintes até culminar num lugar de onde nunca devem sair os escolhidos do Senhor. 

 

A nossa vocação está escondida naquele que se fez sacerdote, altar e cordeiro. Que tudo façamos para jamais perder a proximidade com Ele que está sempre aí a nos chamar. Parabéns! Deus vos abençoe e confirme”, concluiu o reitor.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias