Bispos do Estado do Rio de Janeiro em Visita ‘Ad Limina Apostolorum’

Os bispos do Regional Leste 1 da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as circunscrições eclesiásticas presentes no Estado do Rio de Janeiro, realizam, de 3 a 7 de outubro, a Visita “Ad Limina Apostolorum” ao Papa Francisco e aos organismos da Santa Sé, em Roma.

A visita “Ad Limina Apostolorum” por parte de todos os bispos que presidem na caridade e no serviço às Igrejas particulares em todo o mundo, em comunhão com a Sé Apostólica, tem um significado preciso, ou seja, o revigoramento da própria responsabilidade de sucessores dos Apóstolos e da comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro, e a referência na visita a Roma, ao túmulo dos Santos Pedro e Paulo, pastores e colunas da Igreja Romana.

O arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, ao confirmar o encontro com o Santo Padre, as reuniões nos dicastérios e as celebrações nas quatro basílicas maiores romanas, a de São Pedro, São Paulo, Santa Maria e São João de Latrão, pediu aos fiéis que a visita seja acompanhada com orações nas comunidades paroquiais, especialmente com a que foi preparada pelo Regional Leste 1.

“Pedimos aos caríssimos amigos e irmãos que rezem por nós nas paróquias nesses dias para que a visita seja um momento de comunhão, unidade, iluminação e de experiência da ação do Espírito Santo em nossas vidas”, evidenciou o arcebispo.

“Em comunhão com o Santo Padre, que cada um possa viver em sua realidade a caminhada como Igreja, de ser discípulos missionários, uma Igreja em saída, evangelizadores, animados para que as pessoas, cada vez mais, encontrem com Jesus Cristo, e seja suas testemunhas em meio da sociedade que tanto necessita de paz e fraternidade”, exortou o arcebispo.

Dom Orani reforçou o pedido aos fiéis, o povo de Deus: “acompanhe-nos, rezem por nós, e nós também lembraremos de todos durante a vista, quando estaremos juntos aos pés dos Santos Apóstolos. Que todos nós possamos fazer comunhão com o Santo Padre, assim como pede o Sínodo dos Bispos, de caminhar juntos para poder fazer a vontade do Pai que está no céu. Deus abençoe a todos”.

 

Carlos Moioli

Categorias
Categorias