Campanha para a Evangelização 2024

Tema: “Jesus, nossa esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-lo”

 

A Campanha para a Evangelização de 2024 tem sua abertura no dia 24 de novembro, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do universo e último domingo do tempo comum, e perdura até o terceiro domingo, quando acontece a Coleta da Campanha para a Evangelização. A abertura será aos pés do Cristo Redentor, aqui no Rio de Janeiro, em rede pelos meios de comunicação católicos, a partir das 20h.

O tema escolhido para a Campanha para a Evangelização deste ano está ligado com o Jubileu da Esperança que toda a Igreja viverá a partir do Natal deste ano até a Festa da Sagrada Família do próximo ano. A Igreja vive o jubileu a cada 25 anos, e este ano comemora-se os 2025 anos do nascimento de Jesus. Cremos que Jesus é nossa esperança, Ele habita em nós através do Espírito Santo e em todas as vezes que comungamos, e somos enviados por Ele a anunciar essa esperança aos demais irmãos que ficaram em casa. “Jesus, nossa esperança, habita entre nós. É nossa missão anunciá-Lo”.

Todos nós, a partir do batismo, nos tornamos discípulos e missionários do Senhor, e podemos ser evangelizadores anunciando a todos o Reino de Deus. Desde que assumiu o pontificado, o Papa Francisco insiste que devemos ser uma Igreja em saída, ou seja, não ficar na sacristia esperando as pessoas virem até a Igreja, mas devemos ir ao encontro das pessoas onde elas se encontram. Temos que ir ao encontro daqueles batizados que não frequentam mais a Igreja para que voltem a frequentar e testemunhar a todos a nossa fé. 

O Espírito Santo habita em nós e nos impulsiona a alegrar os tristes, consolar os aflitos e levar a esperança aos desanimados. Temos que ser profetas nos dias de hoje, anunciando a justiça e denunciando as injustiças. Ainda no batismo, recebemos a missão de sal na terra e luz no mundo, ou seja, a nossa vida tem que ter sabor e dar sabor na vida dos outros, e ainda, temos que ser luz para os outros e não escuridão, iluminar a vida dos outros através do anúncio de Jesus Cristo, vivo e ressuscitado. 

Somos chamados a evangelizar em nossa casa, no trabalho, no bairro e na comunidade, não devemos ter medo ou vergonha de anunciar a Palavra de Deus. Principalmente agora neste tempo do Advento, podemos reunir a família e amigos e rezar juntos a Novena de Natal, nos preparando bem para receber o menino Jesus no Natal. A forma de se preparar bem para o Natal é rezando a novena, preparando o coração e a casa para receber Jesus. 

Um lar verdadeiramente cristão, durante o tempo do Advento, prepara um altar com as velas da coroa do Advento, com o presépio, e acende as velas conforme vai passando as semanas do Advento e ao rezar a novena. A Campanha para a Evangelização é num tempo oportuno em que é necessário rezar junto com os personagens bíblicos, preparando o nosso coração para o nascimento de Jesus, Ele já nasceu uma vez há mais de dois mil anos, mas agora é necessário que Ele nasça em nosso coração. Aproveitemos esse período para rezar a novena e pedir ao Senhor que o Espírito Santo venha sobre nós e sobre o mundo e que o nascimento de Jesus traga a paz. Quiçá todas as novenas de Natal continuem como círculos bíblicos, embriões de novas comunidades, capelas e paróquias.

Jesus é o Deus da paz, o Emanuel, o Deus conosco, que o nascimento de Jesus traga a paz para o mundo e fim das guerras, que todos os povos possam abrir-se ao diálogo e dessa forma construir caminhos de paz. Infelizmente, muitas pessoas ainda não conhecem Jesus, mesmo Ele tendo nascido há mais de dois mil e vinte e cinco anos, e ainda, muitos não querem fazer o esforço para conhecê-Lo. Rezemos pela conversão dos pecadores e por aqueles que não creem em Jesus para que todos creiam e o mundo tenha a paz. 

Jesus, no Dia de Pentecostes, enviou os discípulos dois a dois para que saíssem mundo afora para anunciar o Evangelho, deu-lhes o poder que vinha do Espírito Santo para perdoar os pecados, curar as doenças, animar os tristes e encorajar os desanimados. Do mesmo modo que Ele enviou os apóstolos, Ele nos envia hoje ao final de cada missa, quando o sacerdote diz: “Ide em paz e o Senhor vos acompanhe”, a partir daqui começa a nossa missão de anunciar Jesus Cristo aos que ficaram em casa, no trabalho, no bairro e na comunidade. 

Podemos participar da Campanha da Evangelização por meio da oração, rezando pela conversão, pelo fim das guerras, em que vemos tantos inocentes perderem a vida, sobretudo mulheres e crianças. Rezar pela paz na nossa família e no nosso lar. Somos convidados a rezar pela missão da Igreja, por todos os cristãos que são perseguidos e mortos, rezar por todos os locais onde a Igreja encontra dificuldade para evangelizar, principalmente por causa da guerra. 

Outra maneira de participarmos ativamente da campanha, além da oração e de ir ao encontro dos irmãos, é participando da coleta para a evangelização que acontecerá em todas as missas no terceiro domingo do Advento. O dinheiro arrecadado na missa desse final de semana será destinado aos locais de missão da Igreja; 45% ficam na própria diocese, para subsidiar a ação missionária, evangelizadora e pastoral da própria Igreja local (diocese); 20% vão para o respectivo regional da CNBB para a sua sustentação e de suas estruturas de evangelização e formação; 35% são enviados à sede nacional da CNBB, em Brasília, para organizar a ação missionária em todo o país.  Têm locais no Brasil muito pobres e que a diocese não consegue manter o padre, por isso esse dinheiro arrecadado é importante. Muitas comunidades enviam para a sede da conferência episcopal seus projetos com os pedidos de financiamento de trabalhos de evangelização.

Participemos da Campanha para a Evangelização deste ano de 2024, seja como missionários evangelizando nas diversas realidades em que nos encontramos ou rezando em casa ou nas comunidades. A evangelização tem que ser contínua, permanente, ou seja, todos os dias do ano. Preparemo-nos bem para o Natal de Jesus e que Ele nasça verdadeiramente em nossos corações e de nossa família. Amém. 

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

 

Categorias
Categorias