Cariocas marcam presença em Aparecida na Romaria Nacional do Terço dos Homens

Celebrações eucarísticas, oração do terço, consagração a Nossa Senhora e show musical fizeram parte da programação da 15ª Romaria Nacional do Terço dos Homens que neste ano teve como tema: “Terço dos Homens: vocações para a Igreja!” e o lema: “Vocação acertada, vida feliz!” (Santo Afonso), e reuniu mais de 70 mil devotos no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), de 10 a 12 de fevereiro.

Desde 2009, a Casa da Mãe acolhe o Terço dos Homens, que reúne homens de todo o Brasil para rezarem em uma só voz e em um só coração, já sendo considerada a maior romaria organizada, anualmente, pelo Santuário Nacional. Depois de dois anos por causa da pandemia da Covid-19, o encontro retomou ao seu formato original, sem restrições.

“O mais belo de tudo foi contemplar homens do Brasil inteiro participar e agradecer a Deus por mais uma romaria nacional em Aparecida”, disse o assistente eclesiástico do Terço dos Homens da Arquidiocese do Rio de Janeiro, diácono Melquisedec Ferreira da Rocha, que exerce o ministério na Paróquia São Rafael Arcanjo, em Vista Alegre.

“O Terço dos Homens não é movimento particular, privado, mas tornou-se algo grandioso no nosso Brasil. Tínhamos aproximadamente 70 mil homens, em Aparecida. Iniciamos com a missa no sábado de manhã, dia 10 de fevereiro, o Terço Mariano, às 14h, e é claro, com  testemunhos, shows, evangelização e uma devoção sincera a Virgem Maria”, disse o diácono Melquisedec.

“Quando chegamos é impossível não respirar os ares de Aparecida, onde nos preparamos durante todo o ano para comparecer a esta romaria. Os gestos de fé são impressionantes. São homens das mais variadas cidades, que viajaram dias para chegar a Aparecida e passar algumas horas de oração juntos como tantos outros irmãos”, acrescentou.

O diácono Melquisedec lembrou que a Arquidiocese do Rio de Janeiro esteve presente com grupos de todos os vicariatos: “Foi bonito ver a presença costumeira dos cariocas. O Rio de Janeiro, junto com São Paulo e Minas Gerais, são os estados que mais levam peregrinos para a romaria”, disse.

Este ano, os romeiros cariocas e fluminenses tiveram um desafio em vista das fortes chuvas que caíram no estado, com a queda de uma barreira na Rodovia Presidente Dutra, justamente na madrugada de quinta para sexta-feira. “Para muitos, foi preciso ir por um caminho alternativo, o que demorou mais tempo. Outros conseguiram passar quando as pistas já estavam desbloqueadas, que foi o caso o ônibus da minha paróquia”, disse.

Segundo o diácono Melquisedec, o movimento do Terço dos Homens já conta com mais de um milhão de participantes pelo país: “É maravilhoso perceber a participação de crianças a idosos de que o Terço de Nossa Senhora tem sido um caminho para se chegar ao nosso Salvador e Redentor”, disse.

 

Terço dos Homens na Arquidiocese do Rio

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro, partilhou o assistente eclesiástico, o Terço dos Homens está presente nos nove vicariatos territoriais, com suas respectivas coordenações, encontros semanais, quinzenais ou mensais.

Entre as atividades que o grupo do Terço dos Homens assumiu foi a participação no Terço Mariano, às segundas-feiras, às 20h, transmitido pela Rádio Catedral.

“Recordo que, ao longo do período mais crítico da pandemia, era o nosso arcebispo, Dom Orani, quem rezava o terço. Quando ele percebeu que a pandemia foi arrefecendo, ele pediu para que o Terço dos Homens assumissem algum horário da recitação do Terço Mariano na Rádio Catedral, e prontamente assumimos na segunda-feira. Enquanto diretor espiritual estive presente somente na primeira vez, dando a oportunidade para que outros possam participar”, disse.

 

Romaria Arquidiocesana

Uma das muitas iniciativas do movimento, a maior delas, explicou o diácono Melquisedec, foi a Romaria Arquidiocesana do Terço dos Homens, que é realizada na Basílica Santuário da Penha, na Festa de São José Operário, dia 1º de maio, a partir das 14h.

“É uma grande festa de louvor e gratidão a Deus por meio de Maria. A missa sempre tem sido presidida por Dom Orani, quando nos apresentamos como movimento, dizendo que estamos unidos ao seu ministério, atentos as suas convocações e obedientes ao que ele nos pede”, disse.

 

Ano Vocacional Missionário

O Terço dos Homens também está em sintonia com o Ano Vocacional Missionário e em unidade com toda a Igreja arquidiocesana enquanto movimento.

“Para viver a vocação e a missão em nossos encontros, rezamos pelas vocações e por aqueles que exercem a vida missionária. Nos colocamos juntos com tantos outros movimentos e pastorais que estão a serviço nesta linda e desafiadora arquidiocese. Temos uma coordenação, grupos paroquiais, forâneos, tudo isso caminhando para a maior glória de Deus por meio do Rosário de Nossa Senhora”, concluiu.

 

Carlos Moioli

 

 

Categorias
Categorias