Carmelitas brasileiros marcam presença na canonização de Frei Tito Brandsma

No domingo, 15 de maio de 2022, o Papa Francisco presidiu o Rito de Canonização de dez novos santos para a Igreja Católica, dentre eles, o Beato Tito Brandsma, sacerdote carmelita, professor e mártir do nazismo.

A data ficará gravada na memória e no coração da Ordem Carmelita, especialmente da Província Carmelitana Fluminense que reuniu alguns confrades carmelitas brasileiros para participarem em Roma deste momento marcante para a Santa Igreja e para a Ordem.

O santo já tem milhares de devotos no Brasil, inclusive a única capela da América dedicada a São Tito Brandsma está no Santuário Nossa Senhora do Carmo, em Brasília, que pertence à Província Carmelitana Fluminense.

O prior provincial, frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm, fala da expectativa vivida pela canonização de Frei Tito.

“A Ordem do Carmo vive um momento muito especial, e, ao mesmo tempo, um momento esperado pela família carmelitana. No Brasil, de maneira específica, as paróquias, conventos e comunidades viveram uma intensa preparação para a canonização de Frei Tito. Quando nós olhamos para a Ordem do Carmo no mundo, o mundo inteiro, onde existe a ordem carmelitana, existe um movimento de fomentação tanto da espiritualidade quanto também da figura do próprio Frei Tito. Um homem que respondeu às exigências do seu tempo através do seu “sim”, da radicalidade total ao Evangelho, e ao mesmo tempo a sua entrega à verdade e à justiça pautado na Palavra de Deus. Realizamos muitas palestras, conferências, momentos de oração, para divulgar ainda mais a figura do Frei Tito e, ao mesmo tempo, trazer todo legado deste novo santo da Igreja para o Brasil”

Frei Adailson fala ainda da atualidade do testemunho de São Tito.

“O Frei Tito é um homem do nosso tempo. O Frei Tito é um homem que responde todas as exigências do tempo presente, não é um homem que está lá no passado, mas um homem que traz os ensinamentos para o presente e, ao mesmo tempo, nos prepara para o futuro. Um homem que olhamos para a vida dele, e na vida dele destacamos a espiritualidade, de uma forma muito especial, uma devoção muito grande a Nossa Senhora, olhamos para a vida de um homem comprometido com a verdade e com a justiça social. Não podemos olhar para a figura do Beato Tito sem olharmos para aquilo que ele defendeu, que foi exatamente a verdade, e a verdade pautada na Palavra de Deus. Um homem comprometido com os desafios do seu tempo. E quando nós olhamos para os tempos de hoje, nos faz olhar, sobretudo nós carmelitas, para a nossa própria vida, e responder aos desafios deste momento presente, olhando e nos inspirando na vida do Beato Tito, e a fomentar cada vez mais esta espiritualidade que defende a justiça, verdade e propaga o Evangelho acima de tudo.”

Frei Thiago Borges, O.Carm, pároco e reitor da Basílica Nossa Senhora do Carmo, em São Paulo, partilha da  alegria de estar em Roma na canonização.

“O primeiro sentimento é uma emoção muito grande de ver a unidade da Igreja. O segundo é reconhecer a santidade de um homem que, mesmo em meio ao sofrimento do campo de concentração, permaneceu em pé ao lado do Cristo. Costumo dizer que o sofrimento na vida do cristão é algo pedagógico, não é permanecer no sofrimento, mas é passar pelo sofrimento. Frei Tito sofreu muito no campo de concentração, e ele nos mostra que quando estamos unidos a Cristo, temos essa resiliência de passar pelo sofrimento e encontrar algo bom. O bom de Tito foi a vida com Cristo na eternidade. Que como cristão possamos ter esse desejo de passar pelo sofrimento para viver com Cristo as glórias da alegria.”

Frei José Lucas, O.Carm, estudante da Província Carmelitana Fluminense, teve a oportunidade de participar, ajudando nas celebrações de preparação para a canonização e na missa de ação de graças, que aconteceu na manhã do dia 16 de maio.

“O sentimento que fica é de muita alegria, poder celebrar a canonização a tanto tempo esperada por todos nós, carmelitas. Para nós, estudantes, Frei Tito deve ser exemplo de vida e doação a Deus, a Ordem e aos irmãos. A mensagem que ele nos dá é sempre aquela da busca pela verdade, de não nos acomodarmos com as circunstâncias do tempo presente, mas de sempre buscarmos modificar as coisas a partir do olhar que enxerga a Deus nas realidades.”

Frei Juliano Luiz da Silva, O.Carm, mora atualmente em Roma e conta a experiência de toda a preparação para a canonização do beato.

“A minha emoção é muito grande, principalmente por morar aqui e poder colaborar com a Ordem naquilo que era preciso, na organização de algumas coisas. Frei Tito tem muito a nos ensinar é uma mensagem de esperança, de carinho de Deus para todo seu povo. São Tito foi um homem de diálogo, que lutou pelo diálogo entre as diferentes religiões e povos de diferentes culturas. Foi também um homem de paz e contemplação, em Frei Tito o carisma de contemplação e trabalho se deu de forma muito plena, ele soube medir a contemplação com seu apostolado.”

 

Colaboração: Tamara Carvalho

Foto: Provincia Carmelita 

Categorias
Categorias