No dia 21 de setembro foi realizado mais uma edição do Casamento Comunitário na Catedral de São Sebastião, no Centro, com missa presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, concelebrada pelo bispo auxiliar Dom Antonio Augusto Dias Duarte e diversos sacerdotes.
Todas as etapas do evento estiveram sob a coordenação do pároco, cônego Cláudio dos Santos, com o apoio da Pastoral Familiar – Setor Pré-matrimonial. Ao todo, 196 casais, de várias paroquias da cidade, receberam o Sacramento do Matrimônio.
Segundo informações dos coordenadores da Pastoral Familiar da Catedral, Paulo César de Castro Lima e Suely da Silva Coelho Lima, o casamento comunitário teve várias fases, que passou pelas inscrições e elaboração dos processos matrimoniais, o encontro de preparação para o Sacramento do Matrimônio, as entrevistas matrimoniais, o ato civil e o religioso.
“O processo matrimonial do Casamento Comunitário no civil e religioso são abertos juntos. Todos os documentos são em duas cópias (uma para o civil e outra para o religioso). Inserimos todos os dados dos noivos na Planilha do Tribunal de Justiça, com envio de cópias dos documentos. O casamento do civil foi realizado na Catedral, na manhã do dia 24 de agosto, com a participação de juízes e funcionários do Tribunal de Justiça”, explicou os coordenadores.
O SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) foi uma das instituições que apoiou a cerimônia do casamento religioso, ficando responsável pela maquiagem e cabelo das noivas. Já os estudantes de fotografia registraram o evento. As músicas da cerimonia foram tocadas pelo Coral Madrigal, integrado por ex-funcionários da Petrobrás.
Segundo o pároco, cônego Claudio dos Santos, a realização do Casamento Comunitário, nas quais 196 casais receberam o Sacramento do Matrimônio deve-se a ação missionária das paróquias e comunidades.
“Estamos felizes e agradecidos pelo apoio dos párocos, diáconos e fiéis leigos, em especial, os agentes das pastorais e movimentos da dimensão familiar, pelo trabalho que realizam nas paroquias na seara da evangelização e despertam os casais à vida cristã, a receber os sacramentos da Igreja e a fazer a experiência da vida em comunidade”, disse.
Cônego Cláudio lembrou que o Casamento Comunitário contou com a presença de Dom Orani, que fica feliz por esse tipo de ação pastoral, de Dom Antonio Augusto, e de 35 celebrantes entres sacerdotes e diáconos permanentes. Também destacou o apoio de grupos parceiros, como Tribunal de Justiça e o Senac.
“O Casamento Comunitário foi um momento de alegria e de gratidão, de ver casais realizando sonhos e de voltar a comunhão com Deus e a Igreja. Agradecemos todas pessoas e instituições que contribuíram para o êxito dessa obra maravilhosa de Deus na vida das pessoas. Com certeza, o resultado do Casamento Comunitário é sinal de uma Igreja que vai ao encontro das pessoas, que manifesta a presença de Deus no meio de seu povo”, disse o pároco.