Círio de Nazaré na Arquidiocese do Rio 2025: “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”

Será concluída neste domingo, 6 de julho, mais uma edição do Círio de Nazaré em nossa Arquidiocese do Rio de Janeiro. Desde o dia 3 de julho, a imagem peregrina da Mãe de Jesus, sob o título de Nossa Senhora de Nazaré, vinda de Belém do Pará, percorre paróquias, capelas e instituições de nossa cidade. É claro que o Círio aqui na arquidiocese não tem a proporção que tem em Belém do Pará, mas a visita tem diversos momentos celebrativos especiais. O Círio em nossa arquidiocese quer aproximar os fiéis da Mãe de Jesus. Temos paróquias e capelas dedicadas à Virgem de Nazaré e uma tradição do Círio no mês de outubro.

O tema escolhido para o Círio deste ano é: “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”. Nossa Senhora é nossa Mãe e Rainha, e esse tema é um convite para voltarmos o nosso olhar para o meio ambiente e o que a humanidade, de maneira geral, tem feito com ele. E justamente em Belém do Pará, em novembro, acontecerá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30). É um convite que Nossa Senhora faz para cuidarmos com carinho do planeta e de tudo aquilo que Deus criou. Nossa Senhora de Nazaré vem das águas do Pará para nos ensinar a cuidar dos rios, lagos, açudes e da nossa casa comum.

Aonde a Mãe de Jesus aparece, Ela traz consigo o seu Filho Jesus. Ela traz a paz que vem de Deus e o desejo de que todos os fiéis acorram a Ela e ao seu Filho. Ela traz consigo os desejos de Deus para que a humanidade retome o bom caminho e se converta. Ela faz do mesmo modo que nas bodas de Caná da Galileia, pedindo que façamos tudo aquilo que Jesus disser.

O Círio de Nazaré é, ao mesmo tempo, missionário, pois o ícone sagrado dos paraenses percorre toda a cidade, visitando aqueles que mais precisam. Ao realizar a visita, é possível evangelizar, pois, conforme dissemos, onde está a Mãe, está o Filho. O Círio de Nazaré é uma manifestação popular de todo o povo, conforme tantas outras expressões de fé que temos. A cada ano, o Círio de Nazaré, sobretudo em Belém, cresce mais; aqui em nossa arquidiocese, da mesma forma, a cada ano mais fiéis acorrem à intercessão da Virgem de Nazaré. É possível se aproximar ainda mais de Deus ao visitarmos a imagem da Virgem de Nazaré, pois Ela nos aponta o caminho.

Durante o Círio de Nazaré, podemos levar para visitar a imagem aquelas pessoas que estão afastadas da Igreja, às vezes de nossa própria casa, pedir aquilo que necessitamos e, por intercessão da Virgem de Nazaré, tenhamos mais fé. E ainda, a imagem da Virgem Maria vai ao encontro das pessoas, como que se Ela chamasse os seus filhos de volta para o seio da Igreja. A imagem passa pelos becos, morros e comunidades; é uma alegria muito grande.

A visita da imagem peregrina da Virgem de Nazaré traz a paz por onde passa. Onde está acontecendo algum conflito, tudo para diante da Mãe de Jesus. A passagem da Mãe peregrina traz alegria aos entristecidos, coragem aos desanimados e esperança aos doentes e enlutados. Meus irmãos, nessa visita da Virgem de Nazaré em nossa arquidiocese, rezemos pela paz, pelo fim das guerras, por nossas necessidades pessoais e pela Igreja, pelo Papa Leão XIV, pelos bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas.

Ao longo dos dias do Círio de Nazaré, muitas pessoas são tocadas e se emocionam ao ver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Muitos milagres acontecem. Com Nossa Senhora, nos colocamos a caminho do céu, e Ela traz consigo o seu Filho Jesus.

Espalhem para os seus vizinhos e amigos a programação do Círio de Nazaré em nossa arquidiocese. Mesmo que morem em outros municípios próximos, convide-os para que venham participar, e façamos uma grande festa e um momento forte de evangelização. Façamos um grande trabalho de acolhida aos peregrinos que virão ao Círio, oferecendo água, descanso, uma sombra, sobretudo para aqueles que vêm de longe.

A programação teve início na quinta-feira, dia 3 de julho, com a chegada da imagem peregrina no Aeroporto Santos Dumont. Houve missas no Terceiro Comando Aéreo Regional (3º Comar), órgão da Força Aérea Brasileira (FAB), no Centro; na Capela Nossa Senhora de Nazaré, no Shopping Bangu; e na Paróquia São João Batista, em Rio das Pedras. Ainda, visitas nas capelas Nossa Senhora de Nazaré, no Barata, e na Capela Nossa Senhora de Nazaré, em Camorim.

Na sexta-feira, dia 4 de julho, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré visitou a Paróquia São Paulo Apóstolo, em Copacabana; o Educandário Nossa Senhora de Nazaré, em Catumbi; o Centro de Tradições Nordestinas, em São Cristóvão; a Paróquia Jesus de Nazaré, na Maré; e o Hospital Geral de Bonsucesso, em Bonsucesso. Para encerrar o dia, às 19h, missa na Paróquia Santa Isabel Rainha de Portugal, em Bento Ribeiro.

No sábado, dia 5 de julho, a programação começou com a recitação do Terço Mariano no encontro do Apostolado da Oração, na Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Praça Seca, seguida de Santa Missa. Ainda, visita à Paróquia Nossa Senhora da Esperança, em Botafogo; Mini Círio (concentração no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla) e Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari. No encerramento do dia, missa e vigília na Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, em Anchieta.

 

No último dia de visita da imagem de Nossa Senhora de Nazaré, domingo, dia 6 de julho, às 8h30, missa no Santuário e Basílica de São Sebastião, na Tijuca, onde a Associação de Nossa Senhora de Nazaré organiza há decênios o Círio no mês de outubro. Às 10h, missa na Paróquia São Tiago de Inhaúma, em Inhaúma. Após essa atividade, encerra-se o Círio 2025 com a imagem voltando para Belém.

Participemos do Círio de Nazaré em nossa arquidiocese neste ano. Com certeza, muitas graças serão alcançadas, pois quem pede à Mãe, o Filho atende. Acompanhe, na medida do possível, a procissão da imagem quando se deslocar de uma igreja a outra.

Que Nossa Senhora de Nazaré, a Mãe de Jesus, nos proteja nesses quatro dias em que estiver em nossa cidade, e que, do Rio de Janeiro, a bênção da Mãe chegue a todo o Brasil.

Nossa Senhora de Nazaré, rogai por nós!

 

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Categorias
Categorias