Comemorações dos 91 anos do Cristo Redentor

Os 91 anos do Cristo Redentor serão celebrados com uma semana repleta de atividades. As comemorações começam no dia 9 e vão até o dia 22 de outubro, com a programação transmitida pelo canal oficial do Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor: youtube.com/cristoredentoroficial.

A festividade terá início com a missa pelo aniversário do Trem do Corcovado, presidida pelo reitor do Santuário, padre Omar Raposo, no domingo, 9 de outubro, às 11h. Na mesma data, às 15h, haverá a missa de abertura do tríduo dos 91 Anos do Cristo Redentor, que ocorrerá também nos dias 10 e 11 no mesmo horário, em preparação ao aniversário do monumento.

Na terça-feira, dia 11, às 8h, será realizada a missa de abertura do Quiosque do Cristo, presidida por padre Omar. O espaço, que pretende se tornar um quiosque conceito no Rio de Janeiro e ser o point dos jovens, fica na Praia do Recreio, próximo ao Posto 12. Às 15h, a Obra Social O Sol, que é atendida pelo Setor Cristo Sustentável do Santuário, vai inaugurar um salão onde haverá curso de cabeleireiros. E às 20h do dia 11, será realizada a Vigília de Oração, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro Dom Paulo Romão.

A vigília termina com missa em ação de graças pelos 91 anos do Cristo Redentor, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta. Em seguida, haverá o tradicional bolo comemorativo, preparado pela Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca). Às 11h, será realizada a Festa das Crianças, na Pequena Cruzada, na Lagoa, promovida pelo Setor Cristo Sustentável do santuário, com a presença de 500 crianças da associação educacional beneficente religiosa Pequena Cruzada de Santa Therezinha do Menino Jesus.

Continuando as comemorações no dia 12 de outubro, ao meio-dia, será rezado o Ângelus seguido de missa, presididos pelo padre João Damasceno. Às 15h, haverá o Terço da Misericórdia e missa, transmitidos ao vivo pela Rádio Catedral, e, às 17h, missa presidida pelo padre Alexandre Pinheiro.

No dia 16, às 19h30, o Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor recebe uma cerimônia pelo Dia Mundial da Alimentação, com o objetivo de alertar para a importância do acesso à alimentação adequada e saudável, que é um direito de todo ser humano. Ao final, o monumento ao Cristo Redentor terá uma iluminação especial na cor azul claro.

Na semana seguinte, mais precisamente na quinta-feira, 20 de outubro, às 20h, será realizado o show “Nossa Voz”, com padre Omar e o Grupo Dó Ré Mi (DRM), na casa de shows Qualistage, na Barra da Tijuca. O espetáculo, que terá renda revertida para os projetos sociais atendidos pelo Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor, é um grande agradecimento à vida através das canções do Rei Roberto Carlos.

Encerrando as festividades com muito amor e doação pelo próximo, o Setor Cristo Sustentável promoverá a Ação de Amor do Cristo Redentor de 20 a 22 de outubro, desta vez na Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha, no bairro da Penha, com início todos os dias às 9h e encerramento às 15h. A Ação de Amor do Cristo Redentor é um projeto itinerante do santuário, que leva serviços de saúde, habitação, trabalho, educação e cidadania à população em situação de vulnerabilidade social.

 

Datas, horários e locais:

9 de outubro, às 11h: Missa de Aniversário do Trem do Corcovado

9 de outubro, às 15h: Missa do Tríduo dos 91 Anos do Cristo Redentor, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

10 de outubro, às 15h: Tríduo dos 91 Anos do Cristo Redentor, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

11 de outubro, às 8h: Missa de Abertura do Quiosque do Cristo, próximo ao Posto 12 da Praia do Recreio;

11 de outubro, às 15h: Tríduo dos 91 Anos do Cristo Redentor, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

11 de outubro, às 15h: Abertura do Salão, com curso de cabeleireiros, na Obra Social O Sol, no Jardim Botânico

11 de outubro, a partir das 20h: Vigília de Oração, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

12 de outubro, às 7h: Missa em Ação de Graças pelos 91 Anos do Cristo Redentor, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

12 de outubro, às 8h30: Bolo com a Sociedade Amigos da Rua da Carioca (Sarca), no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

12 de outubro, às 11h: Festa das Crianças, na Pequena Cruzada, na Lagoa

12 de outubro, às 12h: Ângelus e Missa, no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

12 de outubro, às 15h: Terço da Misericórdia e missa (Rádio Catedral, no Santuário Cristo Redentor; e missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor)

12 de outubro, às 17h: Missa no Santuário Arquidiocesano do Cristo Redentor

16 de outubro, às 19h30: Evento FAO – Segurança Alimentar

20 de outubro, às 20h: Show “Nossa Voz”, com padre Omar e Grupo Dó Ré Mi

20, 21 e 22 de outubro, das 9h às 15h: Ação de Amor do Cristo Redentor na Basílica Santuário Arquidiocesano Mariano de Nossa Senhora da Penha de França

 

Renato Saraiva

Categorias
Categorias