Celebração pelo Dia dos Secretários e Secretárias Paroquiais na Catedral

A Catedral Metropolitana de São Sebastião reuniu cerca de 300 colaboradores das secretarias paroquiais da Arquidiocese do Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro, para celebrar o Dia do Secretário e da Secretária.

O secretário e a secretária são figuras importantes e indispensáveis no âmbito eclesial. São o cartão de visitas da arquidiocese, das paróquias e instituições católicas, e representam a acolhida e a direção que a Igreja propõe como lugar de todos.

A missa em ação de graças foi presidida pelo coordenador arquidiocesano de Pastoral e pároco da Catedral, cônego Cláudio dos Santos, e concelebrada por diversos sacerdotes. O vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, padre Alan Dias de Oliveira, foi quem proclamou o Evangelho.

Entre os padres concelebrantes estavam o vigário episcopal do Vicariato Campo Grande, cônego Luiz Carlos Pereira, o vigário episcopal do Vicariato Norte, cônego Aldo de Souto Santos, e o pároco da Paróquia Sangue de Cristo, na Aldeia Campista, padre Luís Maurício Telles da Silva.

A data também marcou a memória solene do presbítero e doutor da Igreja, São Jerônimo, padroeiro dos secretários e das secretárias.

Segundo o cônego Cláudio dos Santos, a exemplo deste santo que foi secretário do Papa São Dâmaso e o auxiliou na tradução da Bíblia para o latim, os colaboradores paroquiais devem assumir a missão de evangelizar e tornar a paróquia um lugar de acolhida e fraternidade.

“Este dia nos convida a acolher a Sagrada Escritura. E é dentro dessa linha que entendemos a missão de São Jerônimo, nosso padroeiro. Ele, que é doutor da Igreja e sacerdote do século IV, foi à Terra Santa para se aprofundar no que se refere à Sagrada Escritura. E, através das realidades reveladas por Deus, ele teve a sua vida santificada. A Palavra de Deus é importante porque santifica a nossa vida. Seria tão bom se nós, a cada dia, antes de começarmos o nosso trabalho nas nossas paróquias, nas nossas secretarias, pudéssemos ter um contato com a Palavra de Deus”, ressaltou.

Cônego Cláudio dos Santos exortou que a data festiva é um grande presente e mimo de Deus na vida de cada servo. Disse, também, que o Cardeal Orani João Tempesta tem um carinho especial por cada colaborador, visto que ele fez questão de passar na Catedral para cumprimentar a todos antes de seguir viagem para Roma, em Visita “Ad Limina Apostolorum” junto com os bispos do Estado do Rio de Janeiro.

“Quando descobrimos que receberíamos cerca de 300 pessoas, um total que somam mais do que o número de paróquias da nossa arquidiocese, ficamos muito felizes. Vocês viram como Dom Orani tem um carinho especial por cada um de vocês, cada uma de vocês. Ele fez questão de vir aqui antes de viajar e homenageá-los porque todos vocês são a porta da Igreja, onde realmente as pessoas são tocadas por essa presença de Deus. Então é preciso que possam corresponder a essa vocação que é um grande chamado de Deus”, encorajou o cônego Cláudio dos Santos.

 

Rita Vasconcelos

 

Categorias
Categorias