Concerto de Natal

O Concerto de Natal da Arquidiocese do Rio de Janeiro realizado no dia 20 de dezembro reuniu um grande público na Igreja de Nossa Senhora da Candelária, no Centro.

O conjunto, formado por coral e orquestra católicos, um feito inédito, trouxe músicas clássicas e peças tradicionais de Natal, além de convidados que cantaram músicas religiosas, levando a todos a mensagem do Senhor, que veio e está vivo no meio de nós.

O evento marcou o encerramento do jubileu de 25 anos de ordenação episcopal do arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, comemorado no dia 25 de abril.

Também estavam presentes os bispos auxiliares da arquidiocese Dom Roque Costa Souza, Dom Célio Calixto e Dom Antonio Catelan, sacerdotes, religiosas e consagrados. Ainda representantes da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, o provedor, Antônio Soares da Silva, e o vice-provedor, Adolfo Polillo.

A direção artística do Concerto de Natal ficou sob a responsabilidade dos maestros Vito Nunziante e Carlos Pimenta. A produção executiva sob os cuidados de Karen Keldani, cônego Cláudio dos Santos, padre Arnaldo Rodrigues, Guilherme Brandi e Soraya Moreno.

A primeira parte do concerto ficou sob a égide do Coral Sagrado Coração de Jesus, coral da paróquia de mesmo nome, no Méier, e da Orquestra Católica do Rio de Janeiro, da Paróquia de São Lourenço, em Bangu.

As músicas foram apresentadas em diversas línguas e na seguinte ordem: regência do maestro Calos Pimenta – “Jesus Alegria dos homens” (português), regência do maestro Vito Nunziante – “I’m dreaming of a white Christmas” / “Natal Branco” (inglês e português), “Tu scendi dalle stelle” (italiano), “Cantique Noel” (francês),  “Adeste Fideles” (latim) e, novamente, Carlos Pimenta – “Hallelujah” (inglês).

A segunda parte do Concerto de Natal foi iniciada com duas peças instrumentais: “Joy to the world” e “Overture Adeste Fideles”. Após, teve início a grande apresentação dos cantores católicos Karen Keldani, Adriana Arydes e Davidson Silva e também da grande convidada especial, a cantora Joanna.

A cantora Joanna e Karen Keldani apresentaram a música “Sobe a Jerusalém” ao público presente. Na sequência, a cantora Adriana Arydes participou com a canção “Vem que está chegando o Natal”, trazendo o verdadeiro recado do Natal, de que nasceu Jesus, o Salvador. Ao final de sua participação, Adriana Arydes convidou o cantor Davidson Silva, que se juntou a ela, e também as cantoras Karen Keldani e Joanna, para realizarem uma singela homenagem, em forma de canção, ao monsenhor Jonas Abib, fundador da Comunidade Católica Canção Nova, falecido no dia 12 de dezembro, cantando a música “Não dá mais pra voltar”, levando emoção a todos os presentes.

Antes da participação final do cantor Davidson Silva, o vice-provedor da Irmandade do Santíssimo Sacramento da Candelária, Adolfo Polillo, fez discurso de homenagem ao arcebispo, contando um pouco de sua trajetória e de sua convivência com Dom Orani. Ao término o provedor da Irmandade, Antônio Soares da Silva, presenteou o arcebispo com uma placa comemorativa.

A última música do concerto ficou com o cantor Davidson Silva, que cantou a tradicionalíssima música “Noite Feliz”, acompanhado do coral Sagrado Coração de Jesus. Antes de encerrar a canção, todas as cantoras voltaram para cantar juntos. Dom Orani João Tempesta fez o encerramento, no qual  exaltou a presença do belo e também da missão da arquidiocese em proporcionar momentos especiais para o povo de Deus, de maneira especial, no tempo do Natal. Finalizou com a bênção do envio e com os votos de um feliz e Santo Natal.

 

Vito Nuziante

Categorias
Categorias