Consagração ao Imaculado Coração de Maria | Dom Orani se une ao Papa Francisco no pedido de paz para a Humanidade, Rússia e Ucrânia

Em sintonia com o Papa Francisco e os bispos do mundo inteiro, o arcebispo metropolitano, Cardeal Orani João Tempesta, fez, no dia 25 de março, o ato de consagração da Humanidade, em especial, à Rússia, Ucrânia e ao Imaculado Coração de Maria, realizado no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, onde está a réplica da Capela das Aparições, no Rio de Janeiro.

Antes do ato de consagração, pedindo a materna proteção de Nossa Senhora, Dom Orani presidiu a Oração do Ângelus, a partir das 12h, seguida de Santa Missa da Solenidade da Anunciação do Senhor e, através de um telão, assistiu a celebração conduzida do Vaticano pelo Papa Francisco, realizada na Basílica de São Pedro. No mesmo dia, o arcebispo renovou a consagração em duas celebrações, sendo a última à noite no Santuário Cristo Redentor, no Corcovado.

O ato de consagração – um pedido de Nossa Senhora na aparição que fez em Fátima, na Cova da Iria, no dia 13 de julho de 1917 – foi convocado pelo Francisco, já que a guerra entre a Ucrânia e a Rússia perdura há um mês e, infelizmente, não termina. A consagração aconteceu no dia em que a Igreja celebra as 24 horas para o Senhor, que neste ano tem como lema: Por meio de Cristo temos o perdão (cfr. Col 1, 13-14).

“Que Maria alcance do seu Filho a paz que o mundo precisa. Depois de dois anos de pandemia, em que muitas pessoas morreram, o que menos se esperava da Humanidade nesse momento era uma guerra. Isso mostra que a Humanidade não aprendeu nada com a pandemia”, disse o arcebispo. 

Nossa Senhora dizia aos pastorzinhos, na ocasião de sua aparição, que o seu Imaculado Coração triunfará. Através dessas palavras se nutre a esperança de uma paz em meio à guerra. Por isso, essas palavras serão ditas novamente na sexta-feira, na esperança de que em meio aos estrondos da guerra se alcance a paz.

“Nos dias de hoje, a guerra que mais chama a atenção é a da Rússia e da Ucrânia, mas existem muitas outras que estão esquecidas, devido ao foco estar centrado nas duas nações. Tantas guerras que acontecem no dia a dia de nossas cidades, por meio da violência, grupos paramilitares que subtraem a presença do Estado, assaltos e mortes de inocentes. Mesmo nessa guerra da Rússia com a Ucrânia, quantos inocentes que já não morreram. As guerras causam sofrimento e devastação em todos os lugares. Não podemos assistir calados a bombardeios em hospitais e casas de idosos”, disse o arcebispo. 

“Muitos estão rezando pela paz, a oração nunca é demais, uma oração pequena e silenciosa pode causar grandes efeitos. Uma oração feita de coração e com fé pode mudar o coração de quem a ouve. O amor de Deus cura o ódio, por meio do Espírito Santo. O Espírito Santo faz novas todas as coisas e, por meio dele, poderemos chegar à paz almejada”, concluiu Dom Orani. 

 

Da Redação

Foto: Gustavo de Oliveira

Categorias
Categorias