Pastoral Familiar organiza eventos para celebrar o Encontro Mundial das Famílias

DE ROMA PARA O RIO

Como já programado pelo Papa Francisco, o Ano Família Amoris Laetita foi convocado como um grande reavivamento da alegria do amor na família, para ser celebrado de 19 de março de 2021 até 26 de junho de 2022. A data de início coincidiu com o Ano de São José e a sua conclusão com o 10º Encontro Mundial das Famílias (EMF), em Roma. 

Por causa da pandemia, muitas realidades mudaram e precisaram ser adaptadas. Vivemos tempo de isolamento, mas a Santa Sé viu aí uma oportunidade para aproximar os fiéis. Como? O Encontro Mundial das Famílias, até então, só contava com a participação dos que efetivamente se inscrevessem e viajassem até a cidade-sede.

Neste ano, porém, o Santo Padre optou por um encontro com modalidade multicêntrica, acontecendo em Roma e sendo replicado em cada diocese do mundo.

De 22 a 26 de junho, Roma sediará o Congresso Pastoral, missas e outras festividades para as famílias com alguns representantes, mas toda programação será transmitida, e o tema do 10º Encontro – “A Alegria do Amor na Família: Caminho de Santidade” – será trabalhado com eventos também aqui pelas Igrejas particulares. A Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro não poderia ficar de fora!

 

CATEQUESES PREPARATÓRIAS

A Pastoral Familiar está organizando toda programação para vivermos o 10º Encontro Mundial das Famílias aqui no Rio de Janeiro, bem como um tríduo preparatório de catequeses. A primeira catequese aconteceu no dia 12 de março, em formato híbrido: presencial na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Todos os Santos, e transmitida pelas mídias sociais da paróquia. O tema do dia foi: “O vírus do amor”, com reflexões de Dom Antonio Augusto, bispo animador da Pastoral Familiar arquidiocesana, e padre Antônio José. O encerramento do evento foi com a celebração eucarística em ação de graças pelo aniversário de 17 anos de ordenação episcopal de Dom Antonio.

A próxima catequese já tem data e local. Será no sábado, dia 9 de abril, na Paróquia São Marcelino Champagnat, em Jacarepaguá, das 9h30 às 12h30. O tema das reflexões será “Máscaras digitais” e, além de Dom Antonio, os convidados especiais serão o casal Jorge e Neite, do Núcleo de Formação e Espiritualidade do Regional Leste 1. Toda programação também será transmitida, ao vivo, pelos canais do YouTube e do Facebook da paróquia anfitriã. Todos são convidados, como família de Deus, a participarem.

 

LANÇAMENTO DO COR IN RIO 2.0

O dia 12 de março marcou também o lançamento das inscrições para o Cor In Rio 2.0. Nesta edição, haverá dois seminários com a participação do conferencista internacional, padre Leo Patalinghug. Seu trabalho vem tendo um grande impacto na evangelização.

O Cor In Rio 2.0 será realizado nos dias 12 de agosto, das 12h às 18h, e 13 de agosto, das 8h às 18h, na sede da Comunidade Sementes do Verbo – Casa São Francisco de Sales, no Riachuelo. O evento terá como tema: “Você tem fome de quê?” e marcará a abertura da Semana Nacional da Família 2022 em nível do Regional Leste 1.

O evento do dia 12 de agosto é direcionado para sacerdotes, seminaristas, religiosos, freiras, consagrados, missionários etc, e do dia 13 de agosto para as famílias, mas estará aberto a todos os interessados.

As inscrições já podem ser feitas através do site www.corinrio.com.br

 

DA REDAÇÃO

Categorias
Categorias