Construção de um ano novo na paz e na fraternidade

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no Corcovado, recebeu 2024, o Ano da Oração, com a Vigília pela Paz e Missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. 

A vigília começou com a apresentação do DJ de músicas católicas Ronald Carvalho. Logo após, foi rezado o Terço do Redentor, seguido pela adoração ao Santíssimo Sacramento, pelo “Te Deum”, hino de ação de graças por todos os benefícios recebidos durante o ano, e pela Consagração ao Sagrado Coração do Redentor.

A Santa Missa foi concelebrada pelos bispos auxiliares Dom Joel Portella Amado e Roque Costa Souza, pelo reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, e diversos sacerdotes. 

Na acolhida, Dom Orani lembrou que estava sendo concluída a Oitava de Natal: “nós conhecemos o rosto humano de Deus, em Jesus Cristo, Nosso Senhor. Ele vem morar no meio de nós, e sua proximidade mostra o caminho para o Pai. Maria, a Mãe de Jesus Cristo, é a Mãe de Deus, porque Jesus é Deus e homem verdadeiro”.

O arcebispo convidou a todos para celebrar as primeiras vésperas da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, a circuncisão do Senhor e o Santíssimo Nome de Jesus. Ainda o 57º Dia Mundial da Paz, cuja mensagem do Papa Francisco aborda o tema sobre a Inteligência Artificial e a Paz. “Por meio da Inteligência Artificial devem ser usados o conhecimento e o progresso humano, para o bem e a paz, não para fazer o mal e difamar as pessoas”.

“Aqui aos pés do Cristo Redentor, nós agradecemos pelo ano que fica e pedimos pelo ano que chega. Neste final e início do ano civil, pedimos as luzes necessárias para o ano que chega; pedimos o dom do Espírito Santo para que possamos construir o mundo mais justo, mais humano e mais fraterno.” 

 

Ano da Oração

Dom Orani lembrou que 2004 é o Ano da Oração, proposto pelo Papa Francisco em preparação ao Jubileu do Ano Santo de 2025, que tem como tema: “Peregrinos na Esperança”.

“Somos chamados a sentir a proximidade do Deus conosco, pois nós não estamos sós neste Universo, neste cosmos infinito. Somos apenas como um grão de areia, mas estamos com o Senhor que dá sentido à nossa vida, caminhada e dores. Ele nos dá esperança e confiança no amanhã, a certeza da Sua presença que conduz a nossa vida e a nossa história.”

 

Construtores de paz e fraternidade

Na homilia, ao refletir as leituras do dia, Dom Orani lembrou que há  guerras pelo mundo afora, guerras urbanas na cidade, insegurança e problemas sociais enormes seja na alimentação, emprego, divisões em suas próprias famílias. Mas evidenciou que o Senhor está próximo de cada um, e dá coragem para ser construtores de fraternidade pela ação e graça do Espírito Santo.

“Ao celebrar a Eucaristia aos pés do Redentor às portas do novo ano, peçamos a Deus a graça, pela ação do seu Espírito Santo, para que sejamos construtores de paz e de fraternidade. Que tenhamos paz em nossos corações e braços abertos para acolher uns aos outros, de maneira especial, os mais necessitados. Que possamos construir um mundo mais justo e mais humano, fazendo e contagiando a todos com o bem.”

 

Paz e perdão 

Na sua mensagem, Dom Roque Costa Souza destacou que viver e trabalhar pela paz é compromisso dos cristãos.

“O Príncipe da Paz em quem cremos e celebramos seu Natal nos envia em missão de paz. Às vezes, pensamos em algo extraordinário, mas a construção da paz está ao nosso alcance: um telefonema que podemos dar e uma palavra que podemos dirigir e nos envolver. É necessário perdão para se viver em paz. A guerra e a violência acontecem, mas queremos cultivar no nosso jardim a paz e o perdão. Deus nos envia a sua misericórdia, o seu perdão. Deixemo-nos tocar pela graça de Deus para perdoar. É difícil, mas não é impossível, porque Deus nos concede a graça. Sozinhos nós não conseguimos, mas podemos contar e unirmos em oração, para realmente nos fortalecer neste momento em que o mundo se envolve num clima e num pedido, clamor de paz. Esta noite, na virada do ano, tantos desejos que nós cultivamos e, assim, nós transmitimos às pessoas, e queremos que seja verdadeiramente um santo ano de Nosso Senhor Jesus Cristo. Um 2024 muito cheio de paz. Feliz ano novo para todos.”

 

Paz e esperança

Dom Joel Portella Amado, na sua mensagem, lembrou que os fogos expressam o desejo, e ainda mais do que o desejo, expressam a alegria de que o novo vem: “que o ano novo possa nos trazer paz, esperança e alegria”.

O bispo auxiliar comentou que os helicópteros que estavam sobrevoando o monumento do Cristo Redentor estavam transmitindo para o mundo a imagem que marca a cidade e a fé do povo.

“A paz, a alegria, a esperança, o novo que nós buscamos é Jesus Cristo, e seguimos o seu mandamento manifestado de uma forma tão intensa no presépio, e será o caminho para seguir a cada dia do próximo ano”, finalizou.

 

Práticas sustentáveis

Ainda durante a celebração, no final, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, lembrou que a tecnologia auxilia a concretização dos objetivos para o desenvolvimento e as boas práticas sustentáveis. 

“O nosso Santuário Cristo Redentor é um ambiente de experimento de várias tecnologias, como a do famoso Led, cujas iluminações têm acontecido no Alto do Corcovado, assim como também a preocupação com o entorno, com a natureza”, disse o reitor. 

Padre Omar partilhou que convidou para a solenidade um grande amigo, artista, designer, empresário, Oscar Mitzvá, embaixador da Unesco para a Sustentabilidade e que tem representado muito bem o país nas suas diversas causas, para fazer um discurso homenageando o Papa Francisco, e sinalizando os próximos grandes eventos que acontecerão no Rio de Janeiro, entre eles o G20, que reunirá chefes e chanceleres de mais de 40 países.

“Já no dia 22 de fevereiro, vamos receber aqui no Corcovado 41 chanceleres que vão estar aqui integrados a essa perspectiva, não somente de uma nova governança para o mundo, mas, ao mesmo tempo, se responsabilizando e comprometendo para que o impacto negativo das mudanças climáticas sejam minimizados a partir da nossa integração”, disse padre Omar.

 

Compromissos com a Casa Comum

Depois da missa, foi realizado o tradicional brinde com água da Floresta da Tijuca, para celebrar a chegada do Ano Novo. Desta vez, a água foi oferecida pela Águas do Rio.

“A água é essencial e tem um simbolismo muito grande na fé. Nosso trabalho está focado nesse bem precioso à vida. Esse brinde é simbólico, e comemoramos a transformação que tem acontecido na vida de muitas pessoas que tiveram acesso à água tratada pela primeira vez. Com a chegada de 2024, nós da Águas do Rio reforçamos nosso compromisso com a população”, comentou Alexandre Bianchini, presidente da concessionária que atua em 124 bairros da capital e em outros 26 municípios do estado.

“Esse brinde no Santuário Cristo Redentor com a água colhida no Rio Carioca, em meio à Floresta da Tijuca, celebrando a chegada de 2024, ano que a nossa cidade receberá o G20, simboliza o desejo de toda a sociedade de que um olhar para a natureza e sua preservação seja a tônica de seus líderes nesta conferência”, destacou o artista brasileiro, que é embaixador da Boa Vontade da Unesco para Cultura de Paz e Sustentabilidade, designer de moda ativista ambiental e guardião da Amazônia, Oskar Metsavaht.

 

Carlos Moioli e Rita Vasconcelos

 

Categorias
Categorias