Crematório e Cemitério da Penitência terá programação com missas, Ballet de Manguinhos, Cinoterapia da GM e revoada de balões

Dia será aberto com missa e homenagem ao Arcebispo do Rio, Orani João Tempesta, por seus cinquenta anos de sacerdócio

Com pedido de Paz ao mundo, o Arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Orani João Tempesta, vai abrir a programação do Dia de Finados, às 7h30 do 2 de novembro, com uma bênção na capela Ecumênica 1 do prédio vertical do Crematório e Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, na Zona Portuária. O momento será marcado pela homenagem ao Jubileu de Ouro (50 anos) de Ordenação Sacerdotal de Dom Orani, que receberá um presente da direção do Cemitério. O Ballet de Manguinhos, projeto social que existe há dez anos e reúne meninas de mais de 20 favelas da Zona Norte do Rio, fará uma apresentação especial para o cardeal. A programação ao longo do dia conta ainda com diversas outras missas e atividades. As visitações terão início às 7h e término às 18h.

Às 8h30, o capelão, Padre Pedro Paulo, vai realizar a Santa Missa em homenagem aos falecidos na capela histórica do Cemitério da Penitência, que culminará em uma revoada de balões brancos, simbolizando a continuidade da vida. Uma segunda missa será realizada às 11h pelo pároco.

A novidade fica por conta do ‘Caminho da Serenidade’, que vai levar uma decoração diferente à alameda arborizada central do Cemitério da Penitência. No local, uma trilha com pedrinhas levará a quatro ‘estações’, representando sentimentos relativos ao processo do luto: ‘Vivenciar’, ‘Caminhar’, ‘Saudade’ e ‘Compartilhar’. Participantes do grupo de elaboração do luto A Vida não Para – apadrinhado pela atriz e apresentadora Cissa Guimarães e pelo ex-jogador e técnico de futebol Abel Braga, e oferecido gratuitamente pelo cemitério – vão recepcionar os visitantes nesses ambientes com mensagens de carinho e aconchego. A ação será coordenada pela assistente social Márcia Torres e pelo psicólogo Paulo Victor, coordenadores do projeto.

 

Às 10h30, 12 jovens, entre 06 e 21 anos, do corpo do Ballet de Manguinhos, fará outra apresentação de dança clássica, prometendo emocionar o público com coreografias de canções como “Le Blanc”, “Rap Da Felicidade” – instrumental Orquestra Maré do Amanhã e “Mães que choram”, de Chico Buarque e Zizi Possi. O momento musical será de acolhimento e boas lembranças.

“Preparamos uma programação focada na superação e na celebração da vida, que é a palavra que permeia todas as nossas atividades esse ano. Vamos acolher as famílias com ações que estimulam o cuidado à saúde, a elaboração da perda, seja ela qual for, para que os visitantes saiam daqui motivados a seguir ressignificar sua vida com planos e novos horizontes”, destaca Karla Belchior Monielly, CEO do Crematório e Cemitério da Penitência.

Cinoterapia da Guarda Municipal
O Grupo de Operações com Cães (GOC) da Guarda Municipal do Rio de Janeiro vai marcar presença na programação de Finados do Cemitério da Penitência com o projeto de Cinoterapia. Cães que atuam no projeto vão interagir com o público, que terá uma mostra da importância desse apoio para a saúde emocional. Agentes da corporação vão coordenar a ação em um estande que será instalado ao lado da capela histórica do local. Dois cães da raça Border Collie, o Zack, de dois anos e seis meses, e a Gaia, de um ano e um mês vão participar da ação.

Implantada na GM-Rio em 2005, a Cinoterapia é um importante recurso para auxiliar no tratamento médico, especialmente de idosos e crianças, proporcionando melhorias na qualidade de vida. “A Guarda Municipal realiza todos os anos uma operação especial de ordenamento urbano e do trânsito para facilitar a mobilidade das pessoas que vão aos cemitérios da cidade prestar suas homenagens. Poder participar também com nossos cães, oferecendo console e ajudando a lidar com o luto, para nós é muito gratificante”, destaca o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo Soares.

Vale ressaltar que o Crematório e Cemitério da Penitência é o único cemitério a ter o Selo Pet Friendly, concedido pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuário, Pesca e Abastecimento, responsável pela Subsecretaria de Proteção e Bem-Estar Animal – RJPET.

O Crematório e Cemitério da Penitência fica na Rua Monsenhor Manuel Gomes, 307, no Caju, Zona Portuária do Rio. No dia de Finados o cemitério irá funcionar das 7h às 18h.

Da Redação

 

Categorias
Categorias