A grande novidade anunciada no dia 3 de setembro de 2023, no encerramento do evento sobre os 40 anos do documento Catequese Renovada, tornou-se realidade!
Inspirada pelas palavras do Livro de Daniel – “Os que ensinam, como estrelas brilharão” (Dn 12, 3) – aconteceu no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro de 2024, a Primeira Romaria Nacional de Catequistas.
O evento, organizado pela Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, reuniu na Casa da Mãe 3.500 catequistas de todos os cantos do Brasil para refletir e viver a inspiração catecumenal, o paradigma proposto pela Igreja Católica para a Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã.
Ao longo de três dias, catequistas de todo Brasil, juntamente com bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosas e religiosos de diversas congregações, tiveram a oportunidade de conviver fraternalmente, trocar experiências, receber formação, esclarecer dúvidas e, sobretudo, renovar a fé e o ardor missionário para fazer ecoar a Palavra de Deus na realidade concreta, múltipla e desafiadora das diferentes regiões do país.
Os catequistas da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e das outras nove dioceses do Estado do Rio que formam o Regional Leste 1, compareceram em bom número, e foram acolhidos pelos bispos auxiliares do Rio de Janeiro Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira e Dom Roque Costa Souza, respectivamente, bispos referenciais da Iniciação à Vida Cristã da nossa arquidiocese e do Regional Leste 1 da CNBB.
Foram ao todo sete conferências que desenvolveram temas como o olhar sobre a realidade, os tempos e etapas do processo catecumenal e os desafios da cultura digital. Tudo apresentado com o diferencial da linguagem catequética, uma diferença criativa que fez da tecnologia uma aliada para promover partilhas, encontros e muita interação.
Ao final de cada conferência era proposta uma questão para ser respondida em uma palavra. E eram muitas palavras fluindo dos celulares dos catequistas e formando nuvens nos telões, que permitiam aos conferencistas e moderadores ampliar os temas de cada conferência.
Mas uma romaria não se faz só com conferências. Foram marcantes os momentos litúrgicos, conduzidos com muito amor e simplicidade, e colocando em prática um dos aspectos fundamentais do processo catecumenal: a mistagogia.
Assim, cada catequista foi convidado a reviver o seu batismo, a mergulhar no sentido profundo da Palavra de Deus pela leitura orante, a se reconciliar com Deus pelo Sacramento da Confissão e a estar diante daquele que dá sentido à nossa vida e missão: o Cristo na hóstia consagrada, que recebeu o silêncio contemplativo e o louvor de todos os presentes.
Na Casa da Mãe também não podia faltar o terço luminoso na noite de sábado. Os mistérios luminosos foram meditados em uma alegre caminhada do Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida até a Basílica de Aparecida, para a conclusão do segundo dia com a Santa Missa.
O terceiro dia começou com a celebração de envio missionário e foi marcado por algumas novidades. Na conclusão das atividades no Centro de Eventos, Dom Leomar Brustolin, arcebispo da Diocese de Santa Maria e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, sintetizou tudo o que foi vivido nos três dias de Romaria em três ações: crer, celebrar e viver.
Dom Leomar confirmou a próxima Romaria Nacional de Catequistas para 2026 e anunciou que, em breve, a Comissão por ele presidida preparará e disponibilizará materiais de referência para todos os segmentos da Iniciação à Vida Cristã.
O bispo destacou também as diversas dioceses do Brasil que produzem materiais catequéticos sob a orientação de seus respectivos bispos, estimulou os catequistas a trabalharem com estes materiais e a sempre buscar formação em sintonia com as orientações do Magistério da Igreja.
A primeira edição da Romaria Nacional de Catequistas foi concluída com a Santa Missa na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. Junto à Padroeira do Brasil, catequistas e romeiros celebraram a abertura do mês da Bíblia em missa presidida por Dom Leomar, e concelebrada por diversos padres e diáconos, todos acolhidos pelos Irmãos Redentoristas que cuidam da Casa da Mãe.
Ainda no primeiro dia, Dom Leomar prometeu que ninguém sairia da Romaria de mãos vazias, e a promessa se cumpriu. Mais do que fotos, lembranças e livros, cada catequista retornou de Aparecida com a alegria do ‘sim’ dado ao chamado do Senhor e com o ardor missionário renovado: “Com a Mãe Aparecida, renovamos a nossa missão”!
Wallace Roberto Santos de Farias
Coordenador arquidiocesano da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos