Defesa Civil capacita lideranças comunitárias de paróquias do Rio de Janeiro para atuar em calamidades

O Serviço Social da Arquidiocese do Rio de Janeiro, junto com a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil Municipal, concluiu, no dia 25 de março, a primeira etapa de sensibilização e formação de lideranças comunitárias, durante todos os sábados do mês de março, para o Núcleo de Proteção e Defesa Civil nas paróquias cariocas, realizada no Edifício São João Paulo II, na Glória. 

O termo de cooperação, celebrado em outubro de 2022, com publicação no Diário Oficial do município, teve o objetivo – diante das mudanças climáticas que ocasionam as enchentes – de formar um grupo organizado para desenvolver processo de orientação permanente e de prevenção, para conhecer e monitorar as ameaças, a fim de minimizar os riscos nas áreas de maior vulnerabilidade na cidade do Rio de Janeiro.

Por ser uma parceria inédita no Brasil da Defesa Civil com uma instituição religiosa, foi essencial o apoio do vigário episcopal para a Caridade Social, monsenhor Manuel Manangão, para esta formação, que ofertou orientações para a primeira resposta em caso de desastre às lideranças comunitárias da arquidiocese e, assim, viabilizar o atendimento a indivíduos e famílias em situações de calamidades e emergências. 

Nos encontros que durou quatro sábados foram abordados temas como: conceito de proteção e Defesa Civil, o fluxo de atendimento do Serviço Social da arquidiocese com os padres e agentes pastorais sociais em situações de calamidades, a importância da formação de núcleos de proteção e Defesa Civil, o funcionamento e a organização da Secretaria Municipal de Assistência Social, atendimento psicossocial e noções de primeiros socorros, entre outros temas. 

No último encontro, foi realizado com o grupo um exercício de coleta e levantamento de informações que vai embasar a segunda etapa do trabalho, e assim definir as áreas prioritárias para a formação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil. 

“A parceria foi na intenção de preparar voluntários para o trabalho que é muito importante para a nossa cidade, já que há sempre riscos de enchentes nas estações chuvosas. É muito bom participar e partilhar desses momentos, e ver que as lideranças paroquiais de nossa arquidiocese corresponderam ao convite. Se esforçaram para se capacitar e assim trabalhar ainda mais e melhor para o bem das pessoas, da comunidade onde vivem. A parceria é um sinal de crescimento da responsabilidade social que todos nós devemos ter”, disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta.

No encerramento da primeira etapa do curso, a arquidiocese também esteve representada pelo bispo auxiliar e referencial da Caridade Social, Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, pelo vigário episcopal para a Caridade Social, monsenhor Manuel Manangão, e pela coordenadora do Serviço Social da arquidiocese, Valesca Marinho.

Representando a Subsecretaria de Proteção e Defesa Civil Municipal, estavam o subsecretário Rodrigo Gonçalves da Silva, o superintendente administrativo Fernando de Freitas Oliveira, e o coordenador Alexander Araújo, também a coordenadora de Ações Especiais da Secretaria Municipal de Assistência Social, Elizabeth Souza. 

“São mais de 70 paróquias com representantes entre os formandos. Isso nos permite ter uma excelente capilaridade entre os grupos comunitários. A nossa ideia sempre é essa: aumentar o conhecimento da população em geral para que tenhamos uma sociedade com cada vez mais cultura prevencionista”, destacou Rodrigo Gonçalves da Silva.

Os 86 líderes comunitários participantes do curso, representantes dos vicariatos da Arquidiocese do Rio de Janeiro e também das dioceses de Nova Iguaçu e de Duque de Caxias receberam certificados, coletes de identificação de voluntários da Defesa Civil e poderão atuar como facilitadores no processo de formação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil nas áreas no entorno das paróquias. 

A expectativa é que estes núcleos salvem mais vidas diante das situações de calamidades, visto que estas lideranças estão in loco e terão um link direto com os técnicos da Defesa Civil.

 

Da Redação

Categorias
Categorias