DNJ 2022: “E o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14)

O Dia Nacional da Juventude, DNJ, que neste ano tem como tema: “E o Verbo se fez carne” (Jo 1, 14), será realizado na Arquidiocese do Rio de Janeiro no dia 29 de outubro, das 14h às 21h, no Centro Cultural Social e Pastoral (CCSP) Cardeal Orani Tempesta, situado na praça da Paróquia Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá.

De acordo com o assistente eclesiástico do Setor Juventude, padre Jorge Carreira, o DNJ quer motivar a todos para celebrar a festa da juventude com entusiasmo e ardor missionário.

“Depois de dois anos de restrições por causa pandemia, estamos voltando com força, fôlego e energia. Foi um tempo de desafios com muitas perdas, mas os jovens estiveram engajados nas comunidades e pastorais, sendo solidários com os pobres e ajudando os párocos nas transmissões das celebrações”, disse.

“Não existe melhor missionário evangelizador de um jovem que outro jovem”, lembrou padre Jorge Carrera, afirmando que a Igreja precisa do entusiasmo da juventude, e neste sentido, convocou a todos para organizar as caravanas paroquiais para marcar presença no evento.

“Haverá muita alegria, oração, pregação, confissões, espaço para aconselhamento, shows de cantores católicos, oficinas de formação, adoração ao Santíssimo Sacramento”, informou padre Jorge Carrera, destacando a presença do bispo animador do Setor Juventude, Dom Paulo Romão, e do arcebispo Cardeal Orani João Tempesta, que presidirá a Eucaristia. 

Padre Jorge Carrera observou que o DNJ também será um “impulso para que os jovens se organizem para a Jornada Mundial da Juventude”, que será realizada em Lisboa, Portugal, em agosto de 2023.

“Sabemos das dificuldades dos nossos jovens, que são estudantes muitas vezes desempregados, ou que as famílias passam por dificuldades, mas precisamos nos organizar para que as paróquias enviem um bom número de jovens para Lisboa”, disse padre Jorge Carrera, evidenciando que, em 2023, a arquidiocese irá comemorar os 10 anos da realização da JMJ no Rio de Janeiro, que contou com a presença do Papa Francisco.  

 

O que é o DNJ?

O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985 (Ano Internacional da Juventude, ONU) como uma atividade permanente da CNBB que é realizada nas dioceses de todo o país. Com total apoio dos pastores de nossa Igreja, o DNJ quer celebrar a vida dos jovens de forma alegre, descontraída e comprometida com a realidade social em que vivem, tendo como base a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. 

Para celebrar a unidade e a vida de todas as juventudes diocesanas, a cada ano, o DNJ propõe a discussão e reflexão sobre algo relacionado à vida da juventude, sempre com temas e lemas que dão sequência às reflexões iniciadas com a Campanha da Fraternidade e que nortearam as atividades permanentes da Comissão para a Juventude da CNBB.


Carlos Moioli

 

Categorias
Categorias